Sete motivos para o bebê dormir à tarde

Ele aprende mais rápido, fica mais calmo e até cresce mais

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 25/07/2016

Nenhum brinquedo interessa, a fralda está seca, ele se recusa a mamar, comer e não tem truque que faça o bebê parar de chorar. Se nenhum problema de saúde anda tirando o sossego da criança, a solução para acalmá-la é simples: uma boa soneca. Segundo o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, o sono é um hábito aprendido.

"O cochilo da tarde deve ser cultivado até os cinco anos, aproximadamente. O tempo deste descanso varia conforme a idade e a necessidade de cada criança e não interfere no sono da noite", afirma o especialista. E uma coisa é certa: dormir bem faz com que a criança aproveite melhor as horas em que está acordada, reduz a ansiedade e até previne contra a obesidade infantil. Veja como os benefícios da soneca podem favorecer o desenvolvimento da criança.

Melhora a produtividade

Segundo o pediatra Paulo Taufi Maluf Jr., do Hospital 9 de Julho, ficar sonolento durante o dia prejudica o aprendizado e afeta capacidade de prestar atenção da criança, diminuindo, assim, sua produtividade. Além disso, é durante o sono que grande parte das informações apreendidas e tarefas realizadas ao longo do dia são arquivadas e memorizadas. Por isso, essa soneca da tarde não só recarrega as baterias da criança como ainda ajuda a solidificar os novos conhecimentos.