Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Evite infecções no umbigo do bebê

A área é sensível e pede cuidados com a cicatrização

Por Minha Vida - publicado em 22/03/2007


Durante a gravidez, o cordão umbilical ligou a mãe à criança, transferindo oxigênio e nutrientes ao bebê. Após o parto, ele é cortado. É o ponto de partida para que o bebê se desenvolva como um organismo independente.

O corte é feito a uma distância de três centímetros da barriguinha do bebê. O pequeno resíduo do cordão é chamado de coto umbilical e, até que cicatrize e caia sozinho (deixando só o buraquinho do umbigo), merece atenção especial.

Para garantir que o umbigo cicatrize bem, é necessário mantê-lo sempre muito limpo e seco. O recomendado é que se higienize o coto e a área ao redor ao menos quatro vezes por dia, com algodão embebido em álcool 70%, encontrado na farmácia.

Manter o coto seco é o mais importante. Sempre que for molhado, pelo xixi ou na hora do banho, deve-se repetir a operação de limpeza , afirma Remaclo.

Não é preciso proteger a região com gaze. Para evitar infecções, o melhor é deixá-la exposta ao ar o tempo todo. Hoje em dia já existem fraldas descartáveis especiais para os primeiros dias do bebê, com um orifício na altura do umbigo para deixar o coto livre e arejado.

O coto umbilical não tem terminações nervosas, por isso você não precisa ter medo de causar dor ao mexer no local. Se bem cuidado, ele irá ficar escuro e seco, até cair de vez, entre 7 e 12 dias a partir do nascimento

Um pouco de sangramento nessa hora é normal. Até a queda, fique atenta para o risco de infecções. Se perceber pus, secreções mal-cheirosas e avermelhamento da pele ao redor do coto, consulte o pediatra , diz Remaclo.



Muito cuidado também na hora de trocar as fraldas. Um esbarrão no coto pode arrancá-lo antes do tempo, provocando um sangramento grave.

Até agora, qual a sua maior dificuldade nos cuidados com
seu bebê? Por quê?




Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."