7 cuidados para evitar desidratação das crianças no verão

Hidratação constante é fundamental, principalmente em períodos de férias

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 08/02/2017

Dyandra Loureiro Caron dos Santos
Nutrição - CRN 34980/SP
especialista minha vida

O verão, estação mais quente do ano, apresenta seu pico de temperatura nas férias escolares aqui no Brasil. Neste período os dias também são longos e podemos usufruir mais das praias, parques, sol, mar, natureza e calor. Por isto mesmo, os pequenos ficam mais expostos à desidratação, principalmente pelo seu nível de atividades ao ar livre.

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Para que as crianças aproveitem o clima com muita energia, alguns cuidados com a alimentação são necessários para evitar adoecimentos. O calor excessivo e a alta exposição solar promovem maior perda de líquidos e sais minerais pelo suor, principalmente nas crianças.

Sintomas da desidratação nas crianças

Para que as crianças aproveitem o clima com muita energia, alguns cuidados com a alimentação são necessários para evitar adoecimentos. O calor excessivo e a alta exposição solar promovem maior perda de líquidos e sais minerais pelo suor, principalmente nas crianças.

Dicas para evitar desidratação das crianças

Aqui vão algumas dicas para evitar a desidratação das crianças:

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  • Estimulem a ingestão de líquidos ao longo dia: água, água aromatizada, picolé caseiro de frutas, chás claros, sucos de fruta natural, água de coco
  • A oferta de líquidos nos horários das refeições deve ser controlada, pois induzem a uma saciedade precoce. O ideal é oferecer água à vontade nos intervalos das refeições para que a criança não sinta necessidade de ingerir líquidos na hora de comer
  • Evitem refrigerantes e chás escuros (mate, preto, etc), pois são diuréticos, ou seja, estimulam a perda de líquido corporal
  • A sede já é um sinal de desidratação, portanto não esperem eles pedirem algo para beber. Ofereçam sempre
  • Estimulem o consumo diário de frutas, verduras e legumes
  • Priorizem a oferta de frutas que possuem elevado teor de água: melancia, abacaxi, limão, laranja, melão, morango, pera
  • Controlem o uso de sal nas preparações e consumo de alimentos industrializados com alto teor de sódio (enlatados, tabletes de caldo de carne e similares, macarrão instantânea, fast foods, embutidos e produtos em salmoura), bem como evitem alimentos ricos em açúcar (doces, bebidas açucaradas e industrializadas, etc).

Quanto de água devo oferecer?

Estimular uma hidratação adequada é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente e evitar a desidratação das crianças. A recomendação da ingestão de líquido (considerando líquidos e alimentos) varia de acordo com a faixa etária:

  • 0 a 6 meses: 700 mL (incluindo leite materno e fórmula)
  • 7 a 12 meses: 800 mL (incluindo leite materno, fórmula e alimentação complementar)
  • 1 a 3 anos: 1300 mL (sendo 900 mL em forma de sucos, outras bebidas e água)
  • 4 a 8 anos: 1700 mL (sendo 1200 mL como bebidas e água)
  • Meninos de 9 a 13 anos: 2400 mL (sendo 1800 mL como bebidas e água)
  • Meninas de 9 a 13 anos: 2100 mL (sendo1600 mL como bebidas e água)
  • Meninos de 14 a 18 anos: 3300 mL (sendo 2600 mL como bebidas e água)
  • Meninas de 14 a 18 anos: 2300 mL (sendo 1800 mL como bebidas e água).

Porém, é importante ressaltar que este valor pode sofrer alteração em função de outros fatores como: condições climáticas, perda de líquidos pelo corpo, padrão de atividade física, superfície corporal, entre outros.

Outros cuidados na alimentação no verão

Outro ponto importante que merece a atenção na alimentação das crianças no verão é o risco de intoxicação alimentar. As elevadas temperaturas aceleram a deterioração dos alimentos, favorecendo a multiplicação de micro-organismos (por exemplo: a Salmonella), os quais podem causar diversas doenças, cujos sintomas mais frequentes aceleram o processo de desidratação: diarréia e vômitos.

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Quando forem comer fora de casa (bares, restaurantes, quiosques e lanchonetes):

  • Escolham locais conhecidos ou que ofereçam alimentos cozidos e de procedência conhecida
  • Reparem na organização e limpeza do local, higiene dos funcionários (uniforme em condições adequadas, unhas curtas, proteção nos cabelos), temperatura dos alimentos (alimentos quentes devem estar bem quentes e alimentos frios bem gelados) e evitem pedir gelo
  • Optem por bebidas que possam ser abertas por você
  • Se forem comprar de ambulantes na praia, prefira itens industrializados, cujo fabricante é de seu conhecimento
  • Evitem alimentos muito perecíveis: ovo, maionese, carnes/ peixes crus, queijos frescos, embutidos, patês, tortas recheadas.

Quando preparamos lanches caseiros também são necessários alguns cuidados:

  • Preparem os itens o mais próximo possível do horário de consumo
  • Evitem uso dos alimentos perecíveis citados acima
  • Prefiram: frutas in natura ou secas, queijos pasteurizados, sucos industrializados 100% integrais, oleaginosas, derivados de cereais integrais (biscoitos, barras de cereal, etc)
  • Armazenem corretamente: recipientes térmicos abastecidos com gelo, tampados e protegidos do sol.

Referências
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

Desidratação e recomendações para a reposição hídrica em crianças fisicamente ativas. http://www.scielo.br/pdf/rpp/v28n3/13.pdf

Manual de nutrologia - https://www.sbp.com.br/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vigilancia_sanitaria/alimentos/index.php?p=7071

Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença - 1ª Ed. Dietary Reference

Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Panel on Dietary Reference Intakes for Electrolytes and Water, Standing Committee on the Scientific Evaluation of Dietary Reference Intakes http://books.nap.edu/catalog/10925.html

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