Saiba fazer o alongamento corretamente

A atividade melhora a flexibilidade e ajuda a relaxar

POR ROBERTA LEMGRUBER - ATUALIZADO EM 28/06/2016

Esta prática é milagrosa. O alongamento aquece a musculatura e evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares. Além disso, ele melhora a mobilidade das articulações, o que favorece a flexibilidade corporal. De acordo com o fisiologista do esporte, Paulo Correia, não existe "receita" para o alongamento, e sim evolução. "Se a sua flexibilidade é ruim, você deve se alongar todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados", ressalta o especialista.

A má flexibilidade, além de aumentar as chances de dores, pode atrapalhar a execução correta da atividade física, comprometendo o resultado. Para fazer o seu treino render mais e evitar lesões, adote estes seis passos a seguir.

Alongue antes da musculação ou do treino aeróbico

Muita gente acha que o alongamento deve ser realizado após as atividades físicas, mas não precisa ser sempre assim. Se os exercícios físicos forem intensos, o melhor é descansar em seguida, deixando de lado até o alongamento. "Isso porque a musculatura já foi estressada, ou seja, submetida a algum tipo de esforço", adverte o fisiologista Paulo Correia. Já o alongamento antes da musculação ou dos exercícios aeróbicos é recomendado como forma de preparar o corpo para movimentos mais amplos e também funciona como aquecimento.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não