Siga as dicas para correr no verão sem passar mal

Problemas como desidratação e insolação podem atrapalhar o ritmo de treino

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 05/02/2016

Para praticar atividade física ao ar livre, é preciso saber se proteger do calor. Caso contrário, vários problemas podem colocar seu treino em risco: hipertermia, moleza, desidratação ou até mesmo cãibras, ainda mais se você for um corredor que pegou leve o ano todo e resolveu investir no exercício só na estação mais quente. "É essencial se preocupar com o horário da corrida ao ar livre, priorizar tecidos leves e manter o corpo sempre hidratado", afirma o fisiologista Diego Barros, do HCor. Confira os problemas mais comuns dessa época e veja o que especialistas recomendam para evitá-los.

Queimaduras na pele

Não adianta passar protetor solar uma vez só no dia e achar que ele vai durar durante toda a corrida. "É preciso repassar a cada duas horas, pois o suor atrapalha a durabilidade do protetor", afirma a dermatologista Gabriela Casabona, de São Paulo.

Tenha cuidado também na escolha da camiseta, preferindo um modelo com proteção UV no tecido. "Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como tecido de nylon e moletom. Use algodão ou dry-fit, já que ambos também ajudam a prevenir desidratação e hipertermia", aconselha o cardiologista Nabil Ghorayeb.

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