Bicicleta: compare os tipos e escolha a sua

Confira os melhores modelos para passeio, transporte urbano, manobras e trilhas

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 14/04/2011

Bicicletas estão longe de serem todas iguais. Pequenos detalhes na estrutura da bike podem fazer toda a diferença, seja um quadro compacto que permite mais velocidade ou pneus mais largos para aguentar o tranco de solos irregulares. O tipo ideal vai depender da forma de uso: na cidade, em trilhas irregulares, para competição, para manobras ou até mesmo para passeios na praia ou no parque. Neste Dia do Ciclista (15 de abril), compare os modelos e saiba como escolher o melhor para você. 

Terrenos irregulares

A Mountain Bike (MTB) é a preferida de muitos, pois serve para diversas finalidades: desde percorrer trilhas de terra até pedalar no asfalto. "Recomendo esta bicicleta para quem está começando a pedalar com mais frequência, porque é boa e prática em qualquer tipo de terreno", aconselha o triatleta Roberto Valente, gerente de marcas na Labici.

O quadro costuma ser de carbono, material leve e resistente permitindo que a bicicleta seja facilmente carregada ou levada em viagens. Os pneus, mais largos e com cravos (pinos de aderência), são perfeitos para percorrer solos com buracos e lama. As marchas ajudam a enfrentar subidas e a suspensão (dianteira e/ou traseira) serve para dar mais conforto e estabilidade em solos irregulares.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não