Faça da sua caminhada um treino com essas sete dicas

Andar em terrenos irregulares ou inclinados ajuda melhorar o desempenho

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 15/12/2016

A caminhada é o nosso meio de locomoção mais básico, mas os hábitos modernos nos afastaram dessa atividade tão natural. "Pesquisas indicam que quem caminha com regularidade colhe benefícios para a saúde e para a estética", conta o bacharel em Esporte Gustavo Abade, treinador de corrida e condicionamento físico da Assessoria Branca Esportes em São Paulo.

Para ver esses resultados, não basta deixar o exercício para o fim de semana ou fazer um passeio - é preciso encará-la como uma atividade física. O Minha Vida separou uma lista com métodos eficazes para você transformar a sua caminhada em um treino que fortalece os músculos e o condicionamento físico. Confira.

Mantenha a frequência

Fazer caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, é suficiente para trazer benefícios à saúde e à estética. Menos que isso provavelmente não trará bons resultados. Para os que já treinam há algum tempo, vale aumentar o tempo, a frequência ou o ritmo da caminhada, sempre observando a resposta do seu corpo ao novo estímulo.

Cada pessoa tem seu próprio condicionamento físico e, por isso, o ritmo e a frequência do exercício devem ser estabelecidos individualmente. O educador físico Carlos Henrique Sapucaia, de São Paulo, especialista em Treinamento Resistido, explica que uma pessoa sedentária pode ter resultados prejudiciais se praticar além do que o seu corpo é capaz de suportar, enquanto alguém altamente condicionado não teria efeitos positivos se praticasse poucas vezes.