Pratique oito exercícios de musculação e pare de empurrar a bicicleta

Desafie o corpo a aguente pedaladas mais pesadas

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 16/08/2013

Depois de tomar gosto pelas pedaladas, não demora muito e você já começa a buscar percursos mais longos e acidentados, como trechos de ladeira. Mas, para encarar o desafio sem empurrar a bicicleta, não basta ter bom condicionamento cardiorrespiratório. "O trabalho de fortalecimento muscular, principalmente com foco em resistência, contribui para melhorar o desempenho e diminuir a fadiga do ciclista", afirma o personal trainer Givanildo Holanda, diretor da Test Trainer. Confira uma lista de exercícios que trabalham os principais grupos musculares exigidos pela magrela - mas não se esqueça de realizá-los com orientação de um profissional capacitado, assim você evita lesões. 

Leg press ou agachamento

Estes exercícios são os mais completos para trabalhar as pernas e melhorar a pedalada. "Eles exercitam toda a parte da musculatura da coxa e dos glúteos - quadríceps, glúteo máximo, isquiotibiais, tríceps sural e posteriores da coxa", afirma o professor de educação física Alexandre Jacometo, da K2 Academia, em São Paulo. "Alguns estudos apontam que ciclistas podem ter a base óssea da coluna e do quadril mais fracas, sendo o agachamento um ótimo exercício para estimular o fortalecimento dessas áreas."

No leg press, geralmente, é usado um aparelho para empurrar o peso com as pernas. No agachamento, usam-se pesos nos membros superiores ou nas costas para aumentar o trabalho dos músculos ao agachar e levantar. O cuidado para executar esses exercícios da forma correta é essencial. O agachamento, por exemplo, pode causar lesões se você projetar os joelhos à frente da linha formada pelos pés ao agachar. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não