Dez hábitos para prevenir a hérnia de disco

Manter o peso e evitar sobrecargas na coluna fazem parte dos cuidados

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 07/12/2011

A dor nas costas é chata, incômoda, começa na coluna, mas pode irradiar para as pernas e até mesmo para os braços. Segundo a Associação Médica Brasileira, cerca de 80% das pessoas apresentarão dor lombar em algum momento da vida. A grande maioria consegue perceber a melhora dos sintomas depois que é resolvida a causa ou cessa o processo inflamatório. Mas, aproximadamente 2% acabam desenvolvendo transtornos degenerativos do disco vertebral, como a hérnia de disco.
Para entender melhor o que é esse problema, pense que todo órgão ocupa uma cavidade dentro do nosso corpo. A hérnia ocorre quando um órgão extravasa essa cavidade. No caso das hérnias vertebrais, é o núcleo do disco intervertebral que escapa de dentro do anel que o protege, comprimindo os nervos. "O resultado são sintomas como dores, formigamento e diminuição da sensibilidade dos membros inferiores ou superiores", diz o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica de fisioterapia especializada Prime (São Paulo). Abaixo, confira alguns hábitos simples para se proteger de uma hérnia.
 

Fique de olho na balança


O controle do peso, dentro do IMC saudável, pode prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas. De acordo com o médico Rodrigo Junqueira Nicolau, os músculos da barriga e das costas são responsáveis por proteger a coluna. Mas quanto maior for o sobrepeso, menor será essa proteção, deixando todo o peso do corpo a cargo da coluna. 

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não