Esclarecemos nove dúvidas sobre dores nas articulações

Especialistas apontam mitos e verdades desse sintoma das doenças reumáticas

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 04/09/2013

Primeira correção: o reumatismo não é uma doença. "Dizer que alguém sofre de reumatismo é o mesmo que falar que uma pessoa está com problema de vista. Existem inúmeros tipos de doenças reumáticas e a característica comum entre todas elas é a dor músculo esquelética", explica o reumatologista Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Por esse motivo, muitas pessoas confundem dores nas articulações com reumatismo e ainda associam o problema à idade, o que não passa de mito, já que muitas delas costumam afetar crianças, jovens e adultos. Por isso, conversamos com especialistas para desvendar essas e outras crenças sobre as dores nas articulações causadas por doenças reumáticas. Confira.

As articulações doem mais quando faz frio?

Segundo o reumatologista Nilton Salles, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, em locais úmidos ou de temperaturas mais baixas as pessoas têm a sensibilidade aumentada e, por isso, percebem a dor de maneira diferente. "Entretanto, na maior parte dos casos, não há qualquer evidência de que a inflamação nas articulações tenha sido intensificada", explica.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não