Estudo comprova que a cada 8 horas sentado é necessário 1 hora de exercício

Caminhar ou pedalar pode combater os malefícios de ficar 8 horas sentado diariamente

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 06/10/2016

A prática de atividades físicas diárias é essencial para o bem-estar do corpo e, cada dia mais, estudos embasam esse pensamento. A revista científica britânica "The Lancet", por exemplo, publicou uma pesquisa revelando que, a cada oito horas sentado, é necessário praticar uma hora de exercícios para combater os efeitos negativos do sedentarismo.

PUBLICIDADE

Os participantes que passavam muitas horas sentados e praticavam pouca ou nenhuma atividade física tinham 9,9% de chances a mais de morrer em um período entre 2 e 18 anos. Já aqueles que, apesar de ficarem bastante tempo sentados, faziam exercício por pelo menos 60 minutos diariamente, tinham o risco de morte reduzido em até 6,8%. A pesquisa analisou relatórios de pessoas com mais de 45 anos dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e da Austrália.

De acordo com o professor Ulf Ekelund, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, não é necessário ir à academia para cumprir esse período mínimo. As pessoas passam muito tempo sentadas assistindo televisão ou trabalhando, então, é preciso que pelo menos uma parte do dia seja usada para realizar alguma atividade física.

Experimente andar mais no caminho para o trabalho e para casa, ou até fazer uma caminhada depois do almoço. Com poucos minutos divididos ao longo do dia, rapidamente você terá cumprido seus 60 minutos de atividades.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.