PUBLICIDADE

Meditação ajuda a aliviar dores, aponta pesquisa

Mesmo treinos leves de respiração aumentam resistência às sensações

Em 18/3/2010
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida

Uma pesquisa recente da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que meditar ajuda a aliviar a dor, mesmo em pessoas sem treinamento de meditação. O estudo envolveu 500 estudantes que nunca tinham meditado antes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em um primeiro momento os participantes receberam um treinamento de meditação, com 20 minutos de duração, durante três dias consecutivos. Depois disso, os estudantes foram submetidos a testes com choques elétricos que aumentavam de intensidade conforme o progresso da sessão.

Eles deveriam se enquadrar em dois níveis de dor, alto e baixo, ao mesmo tempo em que eram medidas as mudanças na sensibilidade para a dor de cada um. Com o término do estudo, os pesquisadores puderam concluir que a meditação teve um impacto positivo na percepção da dor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o pesquisador que coordenou o estudo, Fadel Zeidan, a meditação é um mecanismo mais poderoso do que simples distração, porque reduz as respostas emocionais do corpo, principalmente aquelas relacionadas à dor. Segundo o cientista, a ideia principal por trás da meditação é a consciência de que tudo está no momento presente.

Quando alguém está esperando um estímulo doloroso, a dor fica mais acentuada. Mas, se você se concentra na respiração de uma forma relaxada, não tem expectativa de dor.

Conforme a pesquisa, publicada na edição de março da revista The Journal of Pain, não é preciso ser praticante da meditação para tirar os benefícios da prática.

Apenas praticar dois ou três dias da semana exercícios rápidos e simples como:

- Tomar consciência do que está acontecendo no presente momento em seus pensamentos e emoções;

- Observar a respiração e identificar em que parte do corpo ela está proeminente

- Perceber todas as sensações físicas do corpo

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)