publicidade

O que é Tendinite do manguito rotador?

Sinônimos: Ombro de nadador, ombro de tenista

O manguito rotador consiste em um grupo de músculos e tendões que se prendem aos ossos da articulação do ombro, permitindo a movimentação do ombro e mantendo-o estável.

  • Tendinite do manguito rotador referese à irritação desses tendões e a inflamação da bursa (uma camada normalmente macia) que reveste esses tendões.
  • A ruptura de um manguito rotador ocorre quando um dos tendões é lesionado por uso excessivo ou ferimento.

Causas

A articulação do ombro é uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço (úmero) forma uma junta com a escápula. O manguito rotador mantém a cabeça do úmero dentro da escápula e controla o movimento da articulação do ombro.

Os tendões do manguito rotador passam por baixo da área óssea em direção à união com a parte superior do osso do braço. Quando esses tendões ficam inflamados, eles podem se tornar mais desgastados nessa área durante os movimentos do ombro. Às vezes, um osteófito pode estreitar o espaço ainda mais.

Esse problema é chamado de tendinite do manguito rotador ou síndrome do impacto e pode ocorrer ao:

  • Manter o braço na mesma posição por um longo período, como ao trabalhar no computador ou arrumar o cabelo
  • Dormir sobre o mesmo braço todas as noites
  • Praticar esportes que exigem que o braço seja movido sobre a cabeça repetidamente, como no tênis, beisebol (especialmente no lançamento), natação e no levantamento de peso sobre a cabeça.
  • Trabalhar com o braço levantado por muitas horas ou dias (como pintores e carpinteiros)
  • Coordenar ou controlar insatisfatoriamente o ombro e os músculos da escápula

A má postura por muitos anos e o desgaste normal dos tendões que ocorre com a idade também podem levar à tendinite do manguito rotador.

Lacerações do manguito rotador podem ocorrer de duas maneiras:

  • Uma laceração súbita ou aguda ao cair sobre o braço esticado ou após um movimento súbito não controlado ao tentar levantar algo pesado.
  • Uma laceração crônica do tendão do manguito rotador ocorre lentamente com o tempo. É mais provável em pessoas com tendinite crônica ou síndrome do impacto. Em algum momento, o tendão ficará desgastado e se romperá.

Há dois tipos de laceração do manguito rotador:

  • A laceração parcial ocorre quando uma laceração não rompe completamente os ligamentos do osso.
  • A laceração total ou profunda refere-se a uma ruptura completa. Ela pode ser pequena, como a cabeça de um prego, ou afetar todo o tendão do músculo. Rupturas completas provocam o deslocamento do tendão do ponto de união e não saram muito bem.

Exames

Um exame físico pode revelar sensibilidade no ombro. Pode haver dor quando o ombro é levantado acima da cabeça. Normalmente, há uma fraqueza do ombro quando colocado em determinadas posições.

Raios X do ombro podem mostrar um osteófito. Eles podem ser realizados no consultório médico.

Se o médico suspeitar que você está com uma laceração do manguito rotador, você poderá fazer um ou mais dos seguintes testes:

  • Um exame de ultrassom usa ondas sonoras para criar uma imagem da articulação do ombro. Em geral, ele pode mostrar uma laceração no manguito rotador.
  • A ressonância magnética do ombro pode mostrar inchaço ou uma laceração no manguito rotador.

Às vezes, um teste de imagiologia especial, chamado artrografia, é necessário para diagnosticar uma laceração do manguito rotador. O médico injetará um contraste na articulação do seu ombro. Em seguida, uma radiografia, tomografia ou ressonância magnética é usada para obter uma imagem. O contraste geralmente é usado quando o médico suspeita de uma laceração pequena do manguito rotador.

Sintomas de Tendinite do manguito rotador

Tendinite ou síndrome do impacto

No início, a dor ocorre em atividades em que o braço permanece acima da cabeça ou elevado para o lado. Essas atividades incluem escovar o cabelo, alcançar objetos em prateleiras ou praticar um esporte que use movimentos do braço acima da cabeça.

  • A dor é mais provável na parte da frente do ombro e pode irradiar para o lado do braço. Entretanto, essa dor sempre para antes de chegar nos cotovelos. Se a dor se desloca além do braço para o cotovelo e a mão, isso pode indicar um nervo comprimido.
  • Também pode haver dor ao abaixar os ombros de uma posição levantada.

Inicialmente, essa dor pode ser branda e ocorrer apenas com certos movimentos do braço. Com o tempo, a dor pode estar presente com o braço em repouso ou à noite, principalmente ao deitar sobre o ombro afetado.

Você pode apresentar fraqueza e perda de movimento ao erguer o braço acima da cabeça. Seu ombro pode ficar rígido ao levantar peso ou movimentar-se. Pode se tornar mais difícil levar o braço às costas.

Lacerações do manguito rotador

A dor de uma laceração súbita após uma queda ou lesão geralmente é intensa. Normalmente, há fraqueza do ombro e do braço, assim como uma sensação de estalo durante a movimentação.

Os sintomas de uma laceração crônica do manguito rotador incluem aumento gradual da dor, fraqueza e rigidez ou perda de movimento. O momento exato em que uma laceração do manguito rotador inicia em alguém com tendinite crônica pode ou não ser percebida.

A maioria das pessoas com lacerações de tendão do manguito rotador sentem dor à noite. As dores que pioram durante a noite podem acordá-lo. Durante o dia, a dor é mais tolerável e ocorre com certos movimentos.

Com o tempo, os sintomas ficam muito piores e não são aliviados por medicamentos, descanso ou exercício.

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se tiver dor persistente no ombro. Faça o mesmo caso os sintomas não melhorem com o tratamento.

PUBLICIDADE

Tratamento de Tendinite do manguito rotador

Tendinite ou síndrome do impacto

O tratamento envolve repousar o ombro e evitar atividades que provoquem dor. Pode consistir em:

  • Aplicar bolsas de gelo no ombro por 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia
  • Tomar drogas como ibuprofeno e naproxeno para ajudar a reduzir o inchaço e a dor
  • Evitar ou reduzir atividades que possam causar ou piorar os sintomas

Para obter mais informações sobre como controlar os sintomas em casa e ao voltar à prática de esportes ou outras atividades, consulte Manguito rotador - cuidados caseiros.

Você deve iniciar a fisioterapia para aprender exercícios de alongamento e para fortalecer os músculos do manguito rotador.

Se a dor persistir ou se a fisioterapia não for possível por causa de dor severa, uma injeção de esteroides poderá ajudar a reduzir a dor e o inchaço dos tendões afetados o suficiente para permitir uma fisioterapia eficaz.

Com descanso e exercícios, os sintomas geralmente melhoram ou desaparecem. Entretanto, isso pode levar semanas ou meses para acontecer.

A artroscopia pode ser usada para remover tecidos inflamados e parte do osso que se localiza acima do manguito rotador. Remover o osso pode aliviar a pressão nos tendões.

Lacerações do manguito rotador

Uma pessoa com laceração parcial do manguito rotador que normalmente não sobrecarrega o ombro pode tentar descansar e se exercitar.

Se o manguito rotador tiver uma ruptura completa ou se os sintomas persistirem apesar de uma terapia conservadora, poderá ser necessária uma cirurgia para reparar o tendão. Na maior parte dos casos, a cirurgia artroscópica pode ser usada. Alguns rompimentos amplos requerem cirurgia aberta para reparar o tendão lesionado.

PUBLICIDADE

Expectativas

Muitas pessoas se recuperam completamente após combinar medicamentos, fisioterapia e injeções de esteroides após um episódio de tendinite do manguito rotador. Algumas precisam alterar ou reduzir o tempo dedicado a certos esportes para se verem livres da dor.

As pessoas com rupturas do manguito rotador tendem a ter bons prognósticos, embora o resultado dependa enormemente do tamanho da ruptura e de quanto tempo ela esteve presente, bem como da idade e do nível de funcionalidade anterior à lesão.

Prevenção

Evite movimentos repetitivos acima do nível da cabeça. Fortaleça o ombro em grupos de músculos opostos.

Consulte também: Manguito rotador - cuidados caseiros

Fontes e referências:

  • Burbank KM, Stevenson JH, Czarnecki GR, Dorfman J. Chronic shoulder pain: part II. Treatment. Am Fam Physician. 2008;77(4):493-497.

  • Burbank KM, Stevenson JH, Czarnecki GR, Dorfman J. Chronic shoulder pain: part I. Evaluation and diagnosis. Am Fam Physician. 2008;77(4):453-460.

  • Greiwe RM, Ahmad CS. Management of the throwing shoulder: cuff, labrum and internal impingement. Orthop Clin North Am. 2010 Jul;41(3):309-23.

  • Matsen III FA, Fehringer EV, Lippitt SB, Wirth MA, Rockwood Jr. CA. Rotator cuff. In: Rockwood CA Jr, Matsen FA III, Wirth MA, Lippitt SB, eds. The Shoulder. 4th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:chap 17.

  • Seida JC, LeBlanc C, Schouten JR, Mousavi SS, Hartling L, Vandermeer B, Tjosvold L, Sheps DM. Systematic review: nonoperative and operative treatments for rotator cuff tears. Ann Intern Med. 2010 Aug 17;153(4):246-55.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pergunte ao Especialista sobre
tendinite do manguito rotador

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar
OFERECIMENTO
+ perguntas

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X