Você tem tendência à hipoglicemia?

Problema tem relação com o diabetes e, se não for controlado, pode levar ao coma

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 14/11/2011

No Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro) é importante prestar atenção no problema e em todas as complicações que podem acontecer em decorrência da doença. Segundo dados no Ministério da Saúde, o diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, mais de seis milhões de pessoas sofrem com o problema.

Passar mal após permanecer muito tempo sem comer é desconforto comum, que desaparece com as primeiras mordidas num sanduíche. Mas, em alguns casos, o problema vai mais longe e chega a se transformar numa situação de emergência. Tontura, mal estar, visão turva, sudorese, fome muito forte, taquicardia e alteração do nível de consciência são sintomas do mal conhecido por hipoglicemia (ou baixa severa dos níveis de glicose no sangue).

"Este açúcar representa a principal fonte de energia de organismo, sem ele coração e cérebro têm suas funções ameaçadas, o que pode ocasionar um colapso", afirma o endocrinologista Fernando Spagnoulo, responsável pelo Ambulatório de Endocrinologia do Centro Integrado de Saúde, na Faculdade Anhembi Morumbi.

A hipoglicemia é diagnosticada quando os níveis de glicose no sangue caem para valores menores do que 60mg/dL - os valores ideais estão na faixa entre 70mg/dL e 99mg/dL. Para saber se você tem propensão a sofrer com o problema, faça o teste abaixo.

1/5

Você tem diabetes?

2/5

Com que intervalo você faz suas refeições?

3/5

Você costuma tomar bebidas alcoólicas?

4/5

Em alguma das situações abaixo você sente tontura com frequência?

5/5

Você faz exercícios em jejum?

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.