Fibromialgia: sintomas e diagnóstico

SÉRIE FIBROMIALGIA

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 28/03/2013

Fibromialgia: sintomas e diagnóstico

Síndrome começa no cérebro e provoca dor por todo o corpo

2 de 3

A fibromialgia é uma doença que causa muita dor, que é um sintoma comum a várias outras doenças. Por isso, para confirmar o diagnóstico é preciso eliminar a suspeita de outras enfermidades.

Sintomas
Dor nos ombros, nas costas, nas pernas. O incômodo parece passar por todo o corpo. Há momentos em que as articulações ficam rígidas. É comum sentir mais frio do que outras pessoas. Tudo isso é um conjunto de sintomas que atinge pessoas que sofrem com a fibromialgia. Uma síndrome que começa no cérebro e desperta sofrimento pelo corpo.

Diagnóstico
Uma das principais dificuldades da doença é o diagnóstico. A maneira mais usada pelos médicos é o exame clínico.

Geralmente, os pacientes relatam que sentem dores há mais de três meses. Os pontos dolorosos atingem os dois lados do corpo, acima e abaixo da cintura. Se a pessoa sentir dor nos locais pressionados, em pelo menos 11 dos 18 pontos, é sinal de que pode ter fibromialgia.

Mas alguns hospitais do Brasil usam uma técnica chamada de termometria. Através de uma câmera é possível registrar o calor do corpo. As pessoas com a doença têm a temperatura alterada. O especialista explica que a doença pode surgir por grandes cargas de estresse ou ser desencadeada a partir de um trauma.

Todos os vídeos da série

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.