Alimentação e gases

SÉRIE DIGESTÃO

POR DANILO SALA - PUBLICADO EM 15/08/2011

Arrotos e flatulências podem ter relação direta com o que você come

5 de 15

Você sabe quais são os alimentos que mais causam gases?
Muita gente se queixa dos desconfortos causados pelos gases. As eructações, também chamadas de arrotos, e as flatulências, podem representar grandes incômodos no dia a dia. Para amenizar este efeito, o jeito pode ser prestar atenção no que se anda colocando no prato.

Mas não são apenas os alimentos gordurosos que podem produzir gases no nosso organismo. Alguns vegetais também podem ser um problema para quem sofre com o incômodo. Essenciais para o bom funcionamento intestinal, as fibras, quando consumidas em demasia ou por organismos não habituados, também podem colaborar para a produção excessiva de gases pelo corpo.

Além das frutas, como manga e mamão, alguns alimentos podem ser mais flatulentos que outros. Segundo o especialista, os alimentos que mais provocam gases são: feijão, grão de bico, lentilha, repolho e batata doce. Alimentos integrais também podem ser um problema para quem sofre com gases.

Intolerância alimentar

A intolerância a alguns alimentos, como leite e derivados, também pode ocasionar o problema, por isso, uma boa prática pode ser listá-los para descobrir quais podem ter a digestão prejudicada. O uso de medicamentos, quando prescritos por um médico, também pode ajudar.

Se você sofre com gases, algumas atitudes também podem auxiliar. A ingestão de água é essencial, já que facilita o trânsito intestinal. Comer conversando ou ingerindo bebidas gaseificadas pode fazer com que você engula ar, causando as desagradáveis eructações.

Todos os vídeos da série

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não