Alzheimer: doença ligada ao envelhecimento afeta a memória recente

SÉRIE DOENÇA DE ALZHEIMER

POR DANILO SALA - ATUALIZADO EM 18/09/2013

Alzheimer: doença ligada ao envelhecimento afeta a memória recente

Conheça as fases do mal, que reduz as capacidades intelectuais

1 de 3

Diagnóstico de Mal de Alzheimer

A memória é a principal capacidade humana afetada por uma doença que atinge muitas pessoas na terceira idade. O Mal de Alzheimer não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode estender a vida útil do paciente.

O que é?
O neurologista David Schlesinger do Hospital Albert Einstein explica que o Alzheimer é uma doença em que se acumula de maneira anômala no cérebro uma proteína que é produzida normalmente Com isso, algumas capacidades cerebrais são afetadas, sendo uma delas a memória.

Estágios da doença
A doença apresenta diversos estágios. No início, acontece a perda da memória recente e alterações na personalidade. Já na fase moderada, há agitação, insônia, dificuldade para falar e para coordenar movimentos. Na forma grave, o paciente pode ter dificuldade para comer, resistência à realização de tarefas diárias e incontinência fecal e urinária. No estágio terminal, o paciente fica totalmente apático e restrito ao leito.

Diagnóstico
Na fase inicial, alguns sintomas levantam suspeitas do aparecimento da doença. No entanto, só um médico pode fazer o diagnóstico. Testes clínicos e ressonância magnética são meios para isso, possibilitando que o especialista descarte outras doenças similares ao Alzheimer.
Embora existam muitas técnicas para detecção, o diagnóstico definitivo só pode ser feito após a morte do portador, quando é feita a autopsia.

O Mal de Alzheimer não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados com medicamentos. Caso haja suspeita da doença, procure um neurologista ou geriatra.

Saiba mais sobre o tema em Tudo sobre a Doença de Alzheimer.

Todos os vídeos da série

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.