PUBLICIDADE

Gordura é essencial para o corpo

Saber como e onde consumi-la é fundamental para não prejudicar sua saúde

Por muitos anos, os pesquisadores têm buscado sem sucesso a ligação entre gordura saturada e doença cardíaca.

Em uma análise de 21 estudos, totalizando cerca de 348 mil adultos, foram observados os hábitos alimentares e estados de saúde dos indivíduos por um período entre cinco e 23 anos. Os resultados não apontaram qualquer relação entre o alto ou baixo consumo de gordura saturada e o risco de doenças cardíacas ou derrame.

Tal proposta surgiu a partir da observação da dieta ocidental, conhecida pelo alto consumo de carboidratos refinados, como pães, e gordura saturada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outro estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition, apontou que a redução da quantidade de gordura saturada e sua substituição por carboidratos, principalmente os refinados, deve ser avaliada com cautela. Isso porque o consumo exagerado deste último pode exacerbar a resistência à insulina e pode levar ao desenvolvimento da obesidade por aumentar o nível de triglicérides e o colesterol LDL no sangue.

Assim, os autores enfatizam que, para melhorar a saúde cardiovascular, é necessário limitar o consumo de carboidratos refinados e reduzir o peso.

Confundindo os fatos sobre gordura saturada

Assim, os autores enfatizam que, para melhorar a saúde cardiovascular, é necessário limitar o consumo de carboidratos refinados e reduzir o peso.

Existem mais de 12 tipos diferentes de gordura saturada e a chave para ter uma boa saúde é saber quais devem ser evitadas e quais devem ser consumidas e não simplesmente eliminá-las do cardápio. Entretanto, de todas elas, apenas três são consumidas em quantidade significativa: ácido esteárico, ácido palmítico e ácido láurico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ácido esteárico, encontrado no cacau e na gordura animal, não interfere no colesterol e é convertido em gordura monoinsaturada no fígado, transformando-se em ácido oleico. Os outros dois tipos, palmítico e láurico, elevam o colesterol total, aumentando o bom e o mau colesterol, o que, no fim das contas, diminui risco de doença cardíaca.

Os alimentos que contêm gordura saturada são carne, laticínios, alguns óleos e plantas tropicais, como coqueiros e palmeiras. Essas gorduras saturadas de origem animal e vegetal são fonte de energia e fornecem elementos básicos para as membranas celulares e para uma variedade de hormônios.

Quando você ingere gordura como parte da sua refeição, ela demora a ser completamente absorvida, então é possível ficar mais tempo sem ter fome. Além disso, elas transportam importantes nutrientes, como as vitaminas A, D, E e K.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Funções da gordura saturada

Os alimentos que contêm gordura saturada são carne, laticínios, alguns óleos e plantas tropicais, como coqueiros e palmeiras.

1. Combustível preferido do seu coração e é usada também como combustível durante o processo de expedição de energia; 2. Agente anti-viral (ácido caprílico); 3. Efetivo como anti-cáries, anti-placa e agente antifúngico (ácido láurico); 4. Útil para reduzir o colesterol (ácido palmítico e ácido esteárico); 5. Modulador de regulação genética e preventivo de câncer (ácido butírico).

O elo entre gordura trans e doença cardíaca

Diversos estudos não fazem uma distinção clara entre a gordura trans e a gordura saturada. Além disso, o alimento primariamente processado e associado com a gordura trans é o açúcar, especificamente a frutose.

Os pesquisadores falharam em suas análises pelo fato de não controlarem cada uma destas duas variáveis. Se eles tivessem sido mais criteriosos em analisar frutose, gordura trans e gordura saturada, eles teriam encontrado a verdadeira resposta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Frutose e gordura trans aumentam o colesterol LDL e ainda diminuem o colesterol HDL, o que obviamente é o oposto do que você precisa para manter uma boa saúde cardíaca. Isso também causa obstrução das artérias, favorece o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e de outros problemas sérios de saúde.

É impossível atingir níveis nutricionais adequados na alimentação se ela não tiver gordura saturada.

O seu corpo necessita de alguma quantidade de gordura saturada para se manter saudável. É impossível atingir níveis nutricionais adequados na alimentação se ela não tiver gordura saturada.

Os resultados contraditórios destes estudos suportam o tipo metabólico

Nos estudos observa-se que muitas pessoas conseguem conviver bem com baixo consumo de gordura saturada em suas dietas, confirmando que há uma variedade de diferentes respostas biológicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que pode dificultar a interpretação simplesmente confirma a teoria do tipo metabólico, no qual 1/3 da população fica bem com muita gordura saturada na dieta.

Dicas de saúde para viver bem

A gordura é necessária para o bom funcionamento do nosso corpo, mas é fundamental optar pelo consumo do que traz mais benefícios. Assim, elimine alimentos processados da dieta, que são ricos em substâncias prejudiciais para a saúde, como açúcar, carboidrato e gorduras perigosas.

Assim, recomenda-se o uso da manteiga orgânica ao invés da margarina e dos óleos vegetais e do óleo de coco para cozinhar. O óleo de oliva, por sua vez, não deve ser usado para cozinhar, sendo aconselhável acrescentá-lo apenas em alimentos frios, como saladas ou peixes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Consultar um profissional da área também é essencial para descobrir seu tipo metabólico e, assim, fazer seu corpo trabalhar a seu favor.

Conheça o site do Dr. Rondó: www.drrondo.com

Siga seu Twitter: twitter.com/#!/drrondojr

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Acompanhe suas novidades no Facebook: www.facebook.com/DrRondo