PUBLICIDADE

Suco de laranja não precisa ser vilão da dieta

Bebida tem espaço na dieta e pode trazer inúmeros benefícios. Aprenda a consumir da melhor forma

suco de laranja - Foto: Shutterstock
suco de laranja - Foto: Shutterstock

Você já ouviu falar que o suco de laranja não pode ser consumido por quem está fazendo dieta, por ser uma bebida muito calórica? Sim, esse é um mito que manchou a imagem desse suco tão gostoso e saudável, que acabou vetado da alimentação de muitas pessoas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O valor calórico de um copo de suco (200ml) é de 86kcal para 20gr de carboidrato. O grande equívoco está em não contabilizar estas calorias e carboidratos na soma total a ser consumida em uma refeição, por exemplo. Muita gente acha que, por ser suco de frutas natural, pode ser consumido à vontade", explica a nutricionista Lyvia Mendes.

Então, não, o suco de laranja não precisa ser cortado, mas, sim, contabilizado de maneira equilibrada. "O suco de laranja é rico em vitaminas, minerais, compostos antioxidantes, que garantem vários benefícios para a saúde, pois ajudam na desintoxicação do organismo, no combate aos radicais livres, no regulamento da função intestinal, e possuem ação diurética, melhorando a retenção hídrica, e ação anti-inflamatória", completa ela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Afinal, o suco de laranja pode ser incluído na dieta?

Um estudo feito pela UNESP mostrou que o suco de laranja pode ser um aliado da dieta. Os testes foram feitos com 78 homens e mulheres adultos, entre 18 e 65 anos e com índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40 kg/m². Os participantes foram separados em dois grupos, sendo que um foi chamado de "Dieta", seguindo um cardápio de 2.000 kcal/dia, focando na perda de peso, e o outro chamado "Suco de Laranja", com um cardápio contendo a mesma quantidade de calorias, porém, com o adicional de duas porções diárias (500 ml) do suco natural de laranja.

Ao final da análise, os pesquisadores notaram que o suco de laranja não impediu a perda de peso dos participantes e o emagrecimento registrado entre os grupos foi o mesmo: menos seis quilos em três meses, eliminando 8% de gordura e 3% de massa muscular. Foi observada ainda a redução de medidas na cintura e no quadril dos participantes. No grupo que ingeriu o suco da laranja, houve redução dos níveis de glicose, insulina, triglicérides, colesterol total e LDL. Veja mais sobre esse estudo aqui.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Melhor horário para consumir o suco de laranja

Quando encaixados no momentos certo do dia, os alimentos podem atingir seu potencial máximo em nosso organismo. "Em um contexto geral, o suco de laranja pode ser incluído no desjejum, junto a uma fonte proteica de boa qualidade, assim como nas principais refeições a fim de promover uma maior absorção de ferro não heme, encontrado nas verduras de folhas escuras, leguminosas e frutas, além de promover a absorção das demais vitaminas e sais minerais", explica Lyvia.

Quantidade ideal para consumir e contraindicações

O suco de laranja pode ser consumido por todos, mas a bebida passa a ser prejudicial quando ingerida em excesso e com a adição de açúcar. "A quantidade a ser ingerida deve ser respeitada de acordo com o plano alimentar de cada um para não extrapolar as calorias, assim como a ingestão de carboidratos diários prescritas pelo seu nutricionista", orienta a especialista.

Melhor forma de consumir o suco de laranja

Sozinho, o suco de laranja já oferece inúmeros benefícios. Porém, quando ele é misturado com outros alimentos importantes para o bom funcionamento do organismo, seu poder fica ainda mais interessante. "Uma boa opção para uma dieta saudável é a mistura de frutas com vegetais (couve, salsão, cenoura, beterraba, erva doce) e condimentos/ervas (gengibre, canela, hortelã, manjericão, salsinha) que aumentam o fornecimento de nutrientes antioxidantes, vitaminas diversas e minerais com propriedades de detoxificação do fígado, melhorando o processo de perda de peso", explica a nutricionista Patricia Bertolucci.

Sucos com essas combinações reúnem vários nutrientes importantes para manutenção do metabolismo. "Um exemplo: suco de laranja, maçã, cenoura, couve e gengibre. A laranja possui vitamina C, importante agente antioxidante, enquanto a maçã fornece fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal e na diminuição da absorção de colesterol. A cenoura é rica em betacaroteno excelente para prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do risco de câncer. A couve possui cálcio de fonte vegetal, excelente para a saúde óssea e muscular, além disso, por conter enxofre auxilia na limpeza do fígado. Por fim, o gengibre é um excelente termogênico aumentando o gasto energético", diz Bertolucci.

Assim, os sucos de frutas com vegetais são uma excelente opção de consumo fornecendo maior teor de nutrientes e auxiliando na hidratação e reposição de eletrólitos. Confira mais aqui sobre como inserir os sucos naturais na dieta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)