PUBLICIDADE

Intestino preguiçoso? Veja como as fibras solúveis podem ajudar

Responsáveis por reter água dentro do intestino, as fibras são fundamentais para o alívio da constipação intestinal

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

É pra lá de incômodo quando o intestino resolve ficar preguiçoso. Ele, que deveria trabalhar diariamente, passa a funcionar menos que três vezes por semana, proporcionando ainda fezes ressecadas, endurecidas e, para atrapalhar ainda mais, deixa aquela sensação de evacuação incompleta. O que fazer, então, para ajudar a solucionar a prisão de ventre?

Mais uma vez, são as mulheres que mais sofrem com o intestino preguiçoso. Por causa de alterações hormonais e até mesmo hábitos culturais - quem nunca segurou a vontade de ir ao banheiro porque estava fora de casa? -, é no sexo feminino que a prisão de ventre costuma aparecer mais.

E é por isso que elas devem prestar ainda mais atenção aos bons hábitos para manter esse inconveniente cada dia mais longe. Além de beber uma quantidade adequada de água - ao menos dois litros por dia - e praticar exercícios físicos regularmente, o consumo diário de fibras é fundamental para ajudar o funcionamento do intestino.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O papel das fibras solúveis

Nesse contexto, as fibras solúveis são imprescindíveis. Elas são as responsáveis por reter água dentro do intestino e criar maior viscosidade do conteúdo gastrointestinal, o que impede o ressecamento das fezes. Com isso, há facilidade ao evacuar e o desconforto vai embora.

Hoje, entende-se que o ideal é que o consumo diário de fibras esteja em torno de 38g para homens e 25g para mulheres.

É importante saber que, além de dar um empurrãozinho no funcionamento do intestino, algumas fibras solúveis, como a goma guar parcialmente hidrolisada e a inulina, também são prebióticas, ou seja, servem de alimento para as bactérias boas que vivem ali. Por isso, é possível dizer que o consumo adequado e diário de fibras contribui bastante para a saúde da microbiota intestinal e, quando ela está saudável, o corpo todo ganha mais saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Portanto, cuidar do intestino faz bem! De quebra, as fibras solúveis também têm se mostrado úteis em reduzir níveis séricos de colesterol, além de melhorar o controle glicêmico em quem tem diabetes.

Você encontra fibras solúveis em diversos alimentos, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Suplementar é possível

Há pessoas, no entanto, que não conseguem consumir a quantidade adequada de fibras através da alimentação. Para facilitar o processo e não ter de ficar lidando com um intestino preguiçoso, é possível adicionar suplementos com fibras solúveis para atingir a meta diária.

FiberMais® Geleia é a novidade da Nestlé para ajudar o funcionamento do intestino. Ele é fonte de fibras solúveis de origem vegetal, contém polpa de ameixa e apenas açúcares naturais das frutas.

Diferentemente dos laxantes, FiberMais® Geleia ajuda o intestino a trabalhar de forma mais natural. Além disso, a facilidade de inserir FiberMais® Geleia no dia a dia é um diferencial, pois ele pode fazer parte de vários momentos do dia, desde um café da manhã até lanchinhos práticos e rápidos no meio da tarde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)