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Existem vitaminas para engordar?

Vitaminas não engordam, mas ajudam a aumentar a massa muscular; entenda

Quando o assunto são hábitos alimentares, o ganho de peso gera muitas dúvidas em quem está na busca de uma vida mais saudável. Na hora de definir os itens que irão compor a dieta, as pessoas que precisam aumentar o peso acabam procurando por vitaminas para engordar.

Porém, de acordo com especialistas, vitaminas não engordam, pois não contêm calorias. O que elas fazem é auxiliar no ganho de massa muscular. Essas substâncias atuam em vários processos fisiológicos, que metabolizam e estimulam a síntese dos carboidratos em glicose.

Há diferentes tipos de suplementos nutricionais que ajudam no ganho de peso, e a maioria possui vitaminas. "Os suplementos à base de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais) são a melhor opção", orienta a nutricionista Gabrielle Carassini Costa.

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Essas vitaminas são: A, C, D, E, K e as do complexo B.

Para quem essas vitaminas são indicadas?

Esse tipo de vitamina é indicado, geralmente, para pacientes desnutridos, com padrão alimentar restrito ou com baixa massa muscular. Mas é preciso ter cuidado na hora de consumir.

"Os suplementos nutricionais não devem ser indicados para os pacientes que já atingem suas necessidades nutricionais através da alimentação via oral", adverte a nutricionista.

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Caso as vitaminas sejam consumidas em grande quantidade e sem orientações profissionais, existe a probabilidade da pessoa desenvolver hipervitaminose - excesso de vitaminas no corpo.

Esse quadro tem efeitos colaterais, como:

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Por isso, é extremamente importante que a incorporação das vitaminas à dieta seja recomendada por um médico nutrólogo ou nutricionista. Caso contrário, o consumo não é indicado.

Alimentos que ajudam no ganho de massa muscular

As vitaminas indicadas podem ser consumidas em pó (solúveis em água) ou em determinados alimentos. Entre eles, estão:

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Para alcançar melhores resultados no ganho de peso utilizando os alimentos citados, Gabrielle Carassini Costa ainda indica sete macetes que podem aumentar o valor calórico das refeições de forma saudável:

Vale ressaltar que essas práticas só devem ser adotadas com validação médica, a fim de evitar hipervitaminose ou outras complicações por ganho irregular de peso.

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Receitas caseiras para ganho de peso

A nutricionista Nathy Loyola também recomenda três receitas caseiras infalíveis que ajudam a aumentar o peso corporal. Veja:

Vitamina de banana e cacau: vitamina hipercalórica e rica em gorduras necessárias para ganho de peso.

Ingredientes

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Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Tome duas vezes ao dia, acompanhado de um mix de castanhas.

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Abacate com gérmen de trigo: mistura rica em vitamina B e gorduras.

Ingredientes

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Modo de preparo

Reúna todos os ingredientes no liquidificador. Bata até ficar com uma textura consistente. Pronto, é só consumir! A dica é tomar no café da manhã.

Bebida de frutas com aveia: receita com vitaminas solúveis e insolúveis.

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Ingredientes

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes no liquidificador. Bata até ficar homogêneo. Depois é só consumir nos lanches da tarde.

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