PUBLICIDADE

Receitas com ricota: confira 10 pratos saudáveis e saborosos

A ricota possui baixo teor de gordura e é rica em cálcio, vitaminas e minerais

Torrada com ricota. Foto: LauriPatterson | Getty Images
Torrada com ricota. Foto: LauriPatterson | Getty Images

A ricota é um alimento derivado do leite que apresenta baixo teor de gordura e, por isso, é frequentemente utilizada em pratos dietéticos. Rica em cálcio, minerais e vitaminas A, B, D e E, a ricota oferece diversos benefícios à saúde, como fortalecimento dos ossos, redução da pressão arterial e prevenção de inchaços por retenção de líquidos.

Com aparência semelhante ao queijo branco, mas com textura mais mole, a ricota também é bastante versátil, podendo ser usada tanto em pratos salgados quanto em pratos doces. A seguir, veja 10 opções nutritivas e deliciosas de receitas com ricota.

Abobrinha recheada com ricota

Para um almoço ou jantar diferenciado, que tal uma abobrinha recheada com ricota? A receita é prática, nutritiva e fica pronta em menos de uma hora, feita com abobrinha, creme de ricota, queijo parmesão e bastante tempero. Veja como fazer abobrinha recheada com ricota e inove na cozinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Salmão defumado com creme de ricota

O salmão é rico em ômega 3 e vitaminas, tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Esses benefícios aliados aos nutrientes da ricota resultam em uma receita saudável e deliciosa que pode ser incorporada no almoço ou jantar como prato principal. Confira o passo a passo de como fazer salmão defumado com creme de ricota.

Torta de ricota com tomate seco e alho-poró

Na hora de preparar o lanche da tarde, aposte em uma receita leve e diferenciada. Nesta torta, por exemplo, a massa é feita de ricota e o recheio de palmito pupunha, tomate seco e alho poró, que dão um sabor marcante e potencializam o valor nutricional do prato. Aprenda a fazer torta de ricota com tomate seco e alho-poró.

Quiche de ricota e blanquet de peru

Esta receita de quiche é uma opção rápida e saborosa de entrada ou lanche da tarde. Preparado com ricota, salsa, blanquet de peru, champignon e mais, o prato leva apenas 20 minutos para ficar pronto e rende cerca de 10 porções. Saiba como fazer quiche de ricota e blanquet de peru.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Torta light de ricota

Se gosta de pratos agridoce, esta torta light de ricota será uma ótima receita para incrementar o cardápio da semana. Afinal, entre os ingredientes que dão forma e sabor à receita, tem raspas de casca de laranja e frutas cristalizadas. O prato possui apenas 180 calorias e rende oito porções. Veja o passo a passo da torta light de ricota.

Esfiha de ricota, escarola, espinafre e uva passa

Essa esfiha de ricota é uma excelente opção de prato para quem segue uma dieta ovolacto vegetariana ou é adepto de fazer, ao menos uma vez por semana, refeições sem carne. Recheada com escarola, espinafre, uva passa, ricota e bastante tempero, essa é uma clássica iguaria árabe, com muita cor e sabores marcantes. Aprenda a fazer esfiha de ricota.

Pão de queijo de ricota e chia

Um café da manhã bem brasileiro tem que ter café preto e pão de queijo, não é mesmo? Nessa receita, o pão de queijo ganha uma versão mais saudável e com menor teor de gordura, e que fica pronta em menos de uma hora. Veja o passo a passo de como fazer pão de queijo de ricota e chia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Abóbora assada com ricota e creme de ervas

A abóbora possui poucas calorias e muitas vitaminas, fibras, minerais, proteínas, cálcio e carboidratos complexos. Incorporá-la na dieta junto com a ricota garante uma alimentação saudável e ajuda a perder peso. Confira como fazer abóbora assada com ricota e creme de ervas.

Wrap doce de damasco e ricota

Por ser bastante versátil, a ricota também pode ser usada em receitas doces. Essa opção de wrap, por exemplo, é uma sobremesa rápida e prática, que leva creme de ricota, damasco, uva passa, castanha-do-pará e mel, e pode ser consumida como lanche da tarde ou da noite. Aprenda a fazer wrap doce de damasco e ricota.

Minirrocambole de ricota com pasta de damasco

Já deu para perceber que ricota e damasco são uma combinação perfeita. Nessa opção de receita, a ricota é utilizada na massa e o damasco no recheio, formando um minirrocambole nutritivo e saboroso, com apenas 105 calorias. Confira o passo a passo de como fazer o minirrocambole de ricota com pasta de damasco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)