PUBLICIDADE

7 benefícios do kombucha para a saúde

A bebida fermentada pode provocar efeitos positivos na mente e no organismo

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A princípio, quem nunca ouviu falar do kombucha pode estranhar seus ingredientes e a maneira como ele é preparado. Afinal, a ideia de consumir algo feito com uma colônia de bactérias pode deixar muita gente com um pé atrás.

Entretanto, a bebida fermentada é consumida há milhares de anos por diferentes comunidades. A razão pela qual sua existência prevaleceu e conquistou pessoas do mundo todo vai além do seu sabor adocicado e excêntrico - o líquido, chamado de "bebida da imortalidade" pela antiga civilização chinesa, é cheia de benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

Alivia a constipação

Apesar do número baixo de pesquisas envolvendo a bebida, alguns estudos apresentaram dados de que o kombucha é uma possível fonte de probióticos, promovendo benefícios semelhantes aos suplementos utilizados para tal função. Esses microrganismos são capazes de prevenir a constipação e melhorar a digestão, mantendo o intestino saudável e livre de irritações.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fortalece o sistema imunológico

O sistema digestivo e imunológico possuem uma forte ligação. Dessa forma, além de evitar o intestino preso, os probióticos encontrados no kombucha podem aumentar a imunidade graças às doses de bactérias benéficas presentes na bebida.

Auxilia no emagrecimento

Quando preparado com chá verde, o kombucha pode ajudar a acelerar o metabolismo. O composto epigalocatequina-3-galato (EGCG) encontrado na bebida possui o potencial de aumentar as taxas metabólicas em adultos, segundo um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, o que auxilia pessoas no processo de emagrecimento.

Pode diminuir riscos de doenças cardíacas

Um estudo publicado na revista científica Pharmaceutical Biology revelou o potencial da bebida na prevenção de condições que afetam o coração. A pesquisa, feita com roedores, observou a diferença nos níveis de colesterol LDL (ruim) e HDL (bom) nos ratos administrados com kombucha e placebo. Os resultados demonstraram que o primeiro grupo apresentou redução no número de colesterol ruim.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contêm antioxidantes

Conhecidos por combaterem os efeitos dos radicais livres no organismo, os antioxidantes são substâncias capazes de prevenir o envelhecimento das células e evitar o surgimento de doenças degenerativas.

Ao ser preparado com chá verde, o kombucha pode provocar ainda efeitos antioxidantes no fígado. Estudos feitos com ratos constataram que ingerir a bebida regularmente pode reduzir a toxicidade hepática causada por produtos químicos tóxicos em até 70%. Os cientistas acreditam que o mesmo efeito pode ocorrer no organismo humano.

Reduz níveis de açúcar no sangue

A bebida também pode ser benéfica para pessoas com diabetes tipo 2. Uma pesquisa feita em roedores com essa condição revelou que o consumo de kombucha desacelera a digestão de carboidratos - o que, consequentemente, reduz os níveis de açúcar no sangue. Além disso, foi revelado a melhora na função hepática e renal dos animais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Feito com chá verde, esses efeitos podem ser ainda mais positivos. Um estudo realizado com cerca de 300 mil pessoas na Austrália descobriu que aqueles que consumiam a bebida regularmente tinham um risco 18% menor de desenvolverem diabetes.

Diminui o estresse

Os efeitos positivos que o kombucha causa no sistema digestivo ajudam em fatores além da saúde do corpo. A serotonina, conhecida como "hormônio da felicidade", possui o intestino como principal local para a sua produção. Dessa forma, o consumo da bebida pode trazer benefícios para a saúde mental, aliviando o estresse e a insônia.

Aprenda como fazer o kombucha e confira versões alternativas da receita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)