1 pessoa perguntou:

A dieta da sopa é uma dieta segura?

  • Respondido em 16/02/2018
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Quanto maior for o componente restritivo de qualquer dieta, com exclusão ou redução substancial de grupos alimentares, maior o risco de deficiências nutricionais, especialmente quando observado o seguimento a estas dietas a médio e longo prazo.

    Alega-se pelos defensores da dieta de que o consumo de sopas, além de emagrecer, apresenta efeitos diuréticos, auxilia no controle do colesterol e melhora o funcionamento do intestino, uma vez que têm como base hortaliças ricas em fibras alimentares, e as vitaminas e minerais neles contidos.

    No entanto, a depender da composição da sopa e dos alimentos consumidos nas demais refeições, é possível que sejam oferecidas quantidades baixas de proteínas, além de gorduras – todos macronutrientes também necessários numa alimentação equilibrada.

    Ressalta-se que o seguimento da chamada “Dieta de Sopa” e demais dietas visando à perda de peso, sem acarretar em repercussões negativas à saúde - de forma segura e sustentável, deve ser realizado com acompanhamento de um nutricionista que avaliará a necessidade de uso de suplementos alimentares considerando, dentre outros aspectos, as condições de saúde e necessidades nutricionais individualmente.

    PUBLICIDADE