edson perguntou:

Que acha do chocolate meio amargo?

  • Respondido em 05/01/2015
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O chocolate, embora frequentemente considerado como um alimento restrito para consumo por pessoas que visam o controle de peso e os cuidados com a saúde, tem recebido grande destaque recentemente em função do avanço de estudos a respeito dos potenciais benefícios de substâncias bioativas, como os compostos fenólicos, presentes no cacau (Theobroma cacao), fruto matéria-prima do chocolate.

    Dentre os compostos fenólicos - encontrados também num leque amplo de frutas, chás e café - destacam-se os flavonóides, com grande atividade antioxidante capazes de proteger o organismo contra os radicais livres que provocam o envelhecimento celular. Adicionalmente, os compostos fenólicos atuam sobre o controle da pressão arterial e redução da agregação plaquetária, elementos que beneficiariam em conjunto, a saúde cardiovascular.

    É importante recordar que, para a escolha mais saudável do chocolate, a orientação seria optar por aqueles que apresentem maior teor de cacau em sua composição. Dessa maneira, o chocolate amargo, ou seja, aquele que contém mais de 50% de cacau em sua composição, seria preferencialmente indicado para consumo. Logo em seguida, figuraria o chocolate meio-amargo, que possui cerca de 40% a 50% de cacau. Ressalta-se que o chocolate branco seria o tipo menos indicado para o consumo, pois apresenta em sua composição somente a manteiga de cacau - um componente com elevada quantidade de gorduras saturadas que, se consumida em excesso, contribui para o aumento do colesterol LDL e prejudica a saúde cardiovascular.

    A indicação da quantidade ideal de chocolate para consumo deve ser individualizada de acordo com os hábitos alimentares e objetivos de cada pessoa. Muito embora o cacau apresente um leque de benefícios à saúde, para a fabricação do chocolate, muitas vezes, se faz necessário a adição de açúcares e gorduras em sua composição, sendo o consumo equilibrado associado a hábitos de vida saudáveis elementos chave para usufruir o melhor que o chocolate pode proporcionar. Consulte um nutricionista para que juntamente possam planejar o tipo, a quantidade e a forma de consumo mais adequada do chocolate dentro de sua alimentação diária e de acordo com as suas necessidades.

    PUBLICIDADE