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Água de coco: benefícios para a sua saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda como pensam

O que é água de coco

Água de coco - Foto: PitchyPix/Shutterstock
Água de coco - Foto: PitchyPix/Shutterstock

A água de coco é um líquido de sabor adocicado presente no interior do coco. A bebida é muito refrescante e de baixa caloria, ou seja, 100 ml do suco contém 22 kcal.

Este isotônico natural é rico em nutrientes como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina C e do complexo B (B1, B2 e B5). Além disso, é uma bebida que possui antioxidantes e proporciona muita hidratação para o corpo.

Benefícios da água de coco

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A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a deixam ainda mais potente quando o assunto é benefício. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

O que é desidratação?

"Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo", ressalta o nutrólogo Wilson Rondo Junior.

A água de coco é uma excelente opção de bebida para o verão, principalmente para esportistas. Isso porque, segundo o nutrólogo, ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

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Quantidade recomendada

De acordo com a nutricionista Simone Silva, não existe uma quantidade diária recomendada para o consumo de água de coco, mas é importante se atentar as patologias. "Lembre-se que a hidratação não deve ser somente com esse tipo de líquido", recomenda a especialista.

Tabela nutricional da água de coco

Componente Unidade (100.00 g) xícara de chá (192.00 g) colher de sopa (15.00 g) Rendimento de 1 coco (206.00 g)
Água g 94.99 182.38 14.25 195.68
Valor energético (kcal) kcal 19 36 3 39
Proteína g 0.72 1.38 0.11 1.48
Gorduras totais g 0.2 0.38 0.03 0.41
Carboidratos (por diferença) g 3.71 7.12 0.56 7.64
Fibra alimentar g 1.1 2.1 0.2 2.3
Monossacarídeos g 2.61 5.01 0.39 5.38
Cálcio mg 24 46 4 49
Ferro mg 0.29 0.56 0.04 0.6
Magnésio mg 25 48 4 52
Fósforo mg 20 38 3 41
Potássio mg 250 480 38 515
Sódio mg 105 202 16 216
Zinco mg 0.1 0.19 0.02 0.21
Vitamina C, ácido ascórbico total mg 2.4 4.6 0.4 4.9
Tiamina mg 0.03 0.058 0.005 0.062
Riboflavina mg 0.057 0.109 0.009 0.117
Niacina mg 0.08 0.154 0.012 0.165
Vitamina B6 mg 0.032 0.061 0.005 0.066
Ácido fólico, total µg 3 6 0 6
Vitamina B12 µg 0 0 0 0
Vitamina A (atividade equivalente de retinol) µg 0 0 0 0
Vitamina A (SI) IU 0 0 0 0
Vitamina E (alfatocoferol) mg 0 0 0 0
Vitamina D (D2 + D3) µg 0 0 0 0
Vitamina D IU 0 0 0 0
Vitamina K (filoquinona) µg 0 0 0 0
Gorduras saturadas g 0.176 0.338 0.026 0.363
Gorduras monoinsaturadas g 0.008 0.015 0.001 0.016
Gorduras poliinsaturadas g 0.002 0.004 0 0.004
Colesterol mg 0 0 0 0
Cafeína mg 0 0 0 0

Contraindicações

Assim como qualquer outro alimento, a água de coco em excesso faz mal. "Indivíduos com problemas renais, hipertensos e diabéticos devem ficar atento a quantidade consumida diariamente, pois a água de coco possui sódio e frutose que deve ter seu consumo controlado neste casos" esclarece a nutricionista Simone Silva.

Vale ressaltar também, que a bebida possui potássio e quando ingerida em excesso pode alterar o ritmo cardíaco e causar fraqueza muscular.

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Receitas com água de coco

Referências