Alimentos ricos em zinco e quantidade recomendada | Minha Vida
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Alimentos ricos em zinco e quantidade recomendada

Deficiência do nutriente pode causar lesões na pele e até cegueira noturna

O zinco é um nutriente que participa de muitas reações do metabolismo das nossas células, ajudando no funcionamento do sistema imune, defesa antioxidante, além de crescimento e desenvolvimento. No entanto, o zinco é mais famoso pelo seu poder na recuperação capilar e de dermatoses.

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Recentemente a recomendação diária deste nutriente para a população sadia foi modificada, sendo as quantidades recomendadas 8mg/dia para mulheres e 11mg/dia para homens.

Você pode encontrar esse nutriente em diversos alimentos, mas as fontes mais ricas em proteínas normalmente trazem em sua composição uma quantidade significativa de zinco. Alguns exemplos são:

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Nozes e leguminosas também são fontes relativamente boas de zinco:

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A deficiência desse mineral pode acarretar em diversos problemas para a saúde:

Pessoas com deficiência de zinco podem considerar a suplementação. Para entender se você precisa consumir suplementos de zinco é necessária prescrição feita por nutricionista ou médico.

Embora o excesso desse nutriente (?superdosagem?) não ocorra naturalmente - apenas quando há suplementação - o excesso pode causar menor absorção de outros nutrientes, por exemplo o cobre. Sintomas que indicam superdosagem de zinco incluem fadiga, letargia, vômitos , cólicas e diarreia.

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Referências:

1 - King & Keen, 1994 (14)