Médico Formado pela Universidade Federal da Bahia, foi a São Paulo para se especializar em Geriatria, cursando a residên...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Ao longo dos anos, o corpo passa por diversas transformações — inclusive na pele, que tende a ficar mais fina e sensível. Dessa forma, hábitos simples de higiene, como os banhos, começam a exigir mais atenção na terceira idade.
Embora o banho diário seja um hábito cultural dos brasileiros, para quem tem mais de 60 anos essa frequência pode não ser a mais indicada. Por isso, é importante repensar a rotina para evitar possíveis complicações de saúde. Saiba mais!
Saiba mais: Isso é o que acontece com a sua pele quando você toma banho quente todos os dias
Tomar banho todos os dias pode ser prejudicial para a pele dos idosos?
De acordo com Leonardo Oliva, geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), banhos diários podem prejudicar a saúde dos idosos, causando ressecamento da pele, coceira e até lesões. “Também porque acaba retirando uma camada protetora que o nosso corpo cria na pele, que costuma ser uma camada de proteção contra fungos e bactérias”, informa.
Além disso, banhos muito quentes e o uso de buchas ou sabonetes intensos também pode contribuir para o ressecamento da pele.
Qual é a quantidade de banhos ideal para quem tem mais de 60 anos?
Alguns especialistas recomendam que os idosos tomem banho entre duas e três vezes por semana. No entanto, Oliva explica que isso pode variar conforme o clima da região onde a pessoa vive e o tipo de pele do idoso.
Em locais mais quentes, a necessidade de higiene é maior e os banhos devem ser mais frequentes. As áreas do corpo que acumulam mais suor e favorecem a proliferação bacteriana — dobras da barriga, entre os dedos dos pés, embaixo das mamas, axilas, região genital — exigem maior atenção, tanto na higienização como na hora de secar.
“Precisamos ter ao mesmo tempo preocupação com a higiene, mas sem achar que ‘quanto mais, melhor’, uma vez que o exagero pode também ser prejudicial para o idoso”, alerta.
Outros cuidados com a higiene de pessoas com mais de 60 anos
O geriatra também ressalta outros cuidados necessários com a higiene de idosos, como:
- Preferir sabonetes hidratantes e neutros
- Evitar o uso de esponjas abrasivas
- Hidratar a pele após o banho
- Deixar as unhas sempre limpas e curtas
- Manter o cabelo, a barba e os pelos da região íntima sempre aparados
Saiba mais: 7 exercícios ideais e benéficos para quem passou dos 60 anos