Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando pensamos em uma pessoa egoísta — especialmente sob uma conotação negativa (afinal, ser egoísta nem sempre é algo ruim) —, imaginamos alguém que sempre se coloca em primeiro lugar, sem considerar os outros.
Alguém que passa por cima das pessoas para conseguir o que quer, que não demonstra empatia ou responsabilidade emocional e que valoriza os próprios direitos acima dos alheios. Essas são as pessoas das quais é melhor manter distância. Por isso, preste atenção às frases a seguir: elas são típicas de uma pessoa profundamente egoísta.
Leia mais: As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia
“Não é problema meu”
Embora existam inúmeras mensagens incentivando a ideia de que "devemos pensar em nós mesmos", se alguém lhe disser que algo não é problema dela em determinadas situações, provavelmente você está lidando com uma pessoa egoísta. Por exemplo: se vocês são amigos, você conta um problema e pede ajuda, e mesmo vendo seu sofrimento a pessoa se recusa a ajudar, sem qualquer motivo aparente, é um sinal claro de egoísmo. De acordo com a psicóloga Marilisa Reyes, "elas adoram dizer isso quando alguém precisa de ajuda e rejeitam qualquer pedido que não as beneficie diretamente", mesmo que afirmem amá-lo.
“Você me deve uma”
Ajuda, mas com a expectativa de algo em troca no futuro. Pessoas egoístas não agem por altruísmo; sempre há uma condição. “Fazer algo bom por alguém não deve se transformar em uma obrigação que essa pessoa tenha com você”, explica Reyes, acrescentando: “Seja em um relacionamento profissional ou afetivo, ajudar esperando retorno pode fazer o outro se sentir explorado ou desrespeitado”, o que causa danos a longo prazo.
“Se você realmente se importasse, faria…”
Quando alguém usa seu amor ou carinho como argumento para conseguir algo, está tentando manipular você. Essa chantagem emocional é uma ferramenta comum de pessoas manipuladoras. Segundo a Dra. Susan Forward, trata-se de usar seus sentimentos de afeto, compaixão ou medo contra você, com o objetivo de obter o que deseja. Frases como essa despertam culpa — algo que pode causar ansiedade, insegurança, confusão e até fazer com que a pessoa duvide da própria percepção da realidade, segundo especialistas.
“Não tenho tempo para isso”
Essa frase costuma aparecer quando você busca apoio emocional. Para pessoas egoístas, seus sentimentos são vistos como um incômodo — um fardo que não querem carregar. Segundo a psicoterapeuta e psicanalista Diane Barth, “pessoas egoístas dificilmente são receptivas às emoções alheias, a não ser que estejam avaliando como suas próprias necessidades serão atendidas”. Ou seja: elas não têm tempo para você, porque isso significaria abrir mão de cuidar apenas de si mesmas.
“Você é muito sensível”
Essa é uma frase clássica de invalidação emocional. Ela permite que a pessoa egoísta evite assumir a responsabilidade por seus atos e continue agindo da mesma maneira — sem se preocupar com o impacto que causa nos outros. A culpa, nesse caso, não é do comportamento dela, mas da sua sensibilidade, que seria “exagerada”. Em vez de reconhecer que pode ter machucado alguém, ela transfere a responsabilidade.
“Você deveria ser grato por tudo que fiz por você”
Pessoas egoístas costumam manipular as situações a seu favor, usando a própria “generosidade” como forma de controle, e não como um gesto genuíno de ajuda. Mais uma vez, isso revela o egoísmo: a ajuda foi dada com segundas intenções — como moeda de troca.
“Esse sou eu”
Sim, pessoas podem mudar — e, como destaca a psicóloga Iria Reguera, isso é não apenas possível, mas necessário. Dizer “eu sou assim mesmo” não é sinal de autenticidade, e sim uma forma de recusar o crescimento pessoal. Reyes afirma que “pessoas egoístas adoram usar essa frase como justificativa para seus atos”, como se ela pudesse validar qualquer atitude egoísta que tenham tido.
“Não representa nenhum problema para os outros”
Em vez de respeitar os desejos, opiniões ou necessidades alheias, pessoas egoístas repetem essa frase como se ela anulasse qualquer reclamação. O comportamento de alguém pode, sim, ser incômodo para outra pessoa — e, se essa pessoa expressa seus sentimentos, dizer que “ninguém mais se incomodou” é o mesmo que afirmar: “Isso é um problema seu, não meu; não fale mais sobre isso”.
“Não preciso me explicar para ninguém”
Segundo Reyes, essa é uma das frases preferidas das pessoas egoístas para encerrar conflitos. “Elas sentem que podem agir como quiserem, ferir quem quiserem e ir embora sem prestar nenhuma explicação”, explica. O problema, então, é sempre do outro — afinal, segundo elas, só devem satisfações a si mesmas.