PUBLICIDADE

Conheça oito terapias alternativas e seus benefícios

Técnicas complementares, como acupuntura e yoga, podem auxiliar no tratamento de diferentes condições

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A palavra "terapia" vem sendo utilizada com maior frequência nos últimos anos. Com a chegada das redes sociais e o contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus, debates sobre como cuidar da saúde mental e do corpo ganharam destaque.

Com um leque de opções e diferentes objetivos, as chamadas "terapias alternativas'' se tornaram opção para pessoas que buscam tratar diferentes tipos de condições. Entretanto, é recomendado que elas sejam utilizadas como uma maneira de complementar o tratamento médico tradicional, ampliando os seus benefícios.

"Entendemos que as chamadas terapias complementares são as terapias que se utilizam de todos os recursos de métodos terapêuticos, não dispensando a importância da medicina convencional e sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar, empregando técnicas seguras, com o pleno conhecimento e consentimento do interagente", explica a naturopata Andréa Medeiros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ajudar a entender melhor como essas técnicas funcionam, separamos uma lista com as principais terapias complementares recomendadas por especialistas. Confira:

1- Acupuntura

Considerada uma técnica milenar, a acupuntura teve origem no continente asiático. De acordo com essa terapia, há uma rede de transmissão de energia no corpo humano com a capacidade de nutrir o organismo como um todo.

Dessa forma, essa terapia utiliza agulhas para estimular pontos corporais específicos com o objetivo de equilibrar essa energia, trazendo harmonia entre diferentes regiões, como tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos etc.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre os principais benefícios da acupuntura estão o tratamento de dores e insônia, assim como o controle da ansiedade e estresse.

2- Reiki

O reiki é conhecido como um dos tipos mais populares de terapias integrativas. Nessa técnica, o terapeuta, também chamado de mestre reikiano, utiliza as mãos como ferramenta para canalizar a energia vital universal ao estendê-las sob partes do corpo do paciente.

O método acredita que, dessa forma, é possível regular as funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional. Algumas condições que podem ser auxiliadas pelo reiki são ansiedade, depressão, baixa autoestima, náuseas e estresse.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3- Quiropraxia

Do gregro "Quiro" (mãos) e "Praxis" (praticar), a quiropraxia é um método usado para tratar, diagnosticar e prevenir problemas que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético. O quiropraxista pratica a palpação muscular e articular, testes especiais quiropráticos, instrumentos clínicos e exames de imagem para entender qual é a necessidade de cada paciente.

Através de manobras específicas, que podem ser realizadas com instrumentos ou apenas com as mãos, a quiropraxia pode ajudar a tratar condições como as lombalgias, ciatalgias, desequilíbrios físicos e remover qualquer compressão nos nervos espinhais.

4- Aromaterapia

A aromaterapia usa princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente. Isso acontece após o nariz enviar informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre as condições que podem ser amenizadas pelo método estão ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.

5- Meditação

A meditação é uma técnica praticada com o objetivo de criar uma conexão consigo mesmo, acalmando a mente e focando no momento presente. Meditar diariamente pode ajudar no desenvolvimento da concentração, tranquilidade e alívio de sentimentos de estresse e ansiedade.

6- Musicoterapia

A música possui um grande poder de afetar as emoções humanas. Nesse contexto, a musicoterapia é uma terapia auxiliar que, ao ser aplicada por um especialista que analisa o histórico do paciente, utiliza notas musicais específicas para atingir as regiões do cérebro escolhidas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de ser benéfico para saúde mental, esse método também pode ajudar no tratamento de distúrbios de comunicação, como transtornos da fala e gagueira, além de condições comportamentais, como é o caso da hiperatividade.

7- Terapia floral

Descoberta pelo médico britânico Edward Bach, a terapia floral consiste no uso de essências de flores em doses específicas para equilibrar as emoções. Nela, o paciente entra em contato com seus sentimentos com o objetivo de desenvolver uma melhor relação consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.

8- Yoga

Apesar de ser conhecido como um tipo de exercício, o yoga é considerado uma filosofia de vida por quem o pratica. Os seus diferentes tipos ajudam a expandir a consciência corporal e mental, trazendo benefícios como aumento da concentração, redução do estresse, equilíbrio da pressão sanguínea e melhora da postura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)