PUBLICIDADE

8 filmes que irão trazer mais sentido a sua vida

A arte pode nos causar epifanias que carregam o poder de ressignificar a forma que encaramos o mundo

Sonhar é essencial para a nossa existência. Ter objetivos, e ser capaz de incorporar significado à eles, pode transformar a forma como encaramos a totalidade de nossa subjetividade. E para os amantes da sétima arte, o cinema pode ser uma grande fonte de inspiração na hora de buscar ideias para a melhora do bem estar. Se considerarmos que a vida imita a arte, é justificável que todos nós possamos absorver lições transformadoras dos filmes, aplicando-as à nossa realidade. Veja a seguir, oito filmes que irão lhe motivar a dar significado e sentido para a sua essência:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Intocáveis (2011)

Dirigido pela dupla de diretores franceses Olivier Nakache e Éric Toledano, o filme conta a história de Philippe, um aristocrata tetraplégico que contrata um assistente (Driss) para cuidar dele. Ambos fazem parte de universos extremamente diferentes: Philippe sempre teve uma vida opulenta, e Driss, cresceu em um ambiente hostil, desenvolvendo um comportamento agressivo e problemático. Os dois personagens, apesar de suas personalidades divergentes, constroem uma grande amizade. A partir deste momento, a obra promove reflexões sobre a humanidade, e como o contato com o próximo, acoplado à compaixão e empatia, podem trazer um maior sentido para nossas vidas. Podemos encontrar a felicidade em nós mesmos, e nutri-la a partir do próximo.

2. Preciosa (2009)

Vencedor de dois Oscars, e dirigido por Lee Daniels, o filme nos apresenta à história de Precious, uma jovem que cresceu em um ambiente traumático, onde sofreu abuso sexual, e engravidou quando ainda era adolescente. Ao engravidar pela segunda vez, ela é expulsa de sua escola, e assume uma postura combativa, pois em toda sua vida, nunca pôde receber amor. É neste momento que a diretora de sua antiga escola consegue inseri-la em um colégio alternativo, local onde a personagem pouco a pouco consegue escapar de seu passado, e usar sua imaginação como ferramenta de superação. A obra reforça o poder de nossos sonhos, e como estes nos alavancam para uma vida melhor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. O Lado bom da vida (2012)

O filme de David O. Russel é estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, que venceu o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação na obra. O longo nos traz a história de Pat Solitano, um homem que por conta de seu comportamento violento, foi internado em um hospital psiquiátrico. Consequentemente, ele perde tudo o que conquistou durante a vida, e ao receber alta do sanatório, retorna para a casa dos pais. Ele ainda está disposto a reconquistar a ex-esposa que o deixou por suas atitudes amedrontadoras, e durante esse processo, conhece Tiffany, uma mulher tão problemática quanto ele. Juntos, os dois abraçam todos os traços de suas personalidades, e reavaliam se seus objetivos de vida são condizentes com a realidade. O filme reitera a importância da autoaceitação, e da superação de nosso passado.

4. Antes de Partir (2007)

Estrelado pelos vencedores do Oscar Jack Nicholson e Morgan Freeman, o filme conta a história de dois pacientes terminais, que abrem mão de seus tratamentos, para embarcarem em uma viagem onde realizariam todos os desejos de sua vida. A obra é uma emocionante lição de vida, que nos apresenta dois personagens que deixam as adversidades de suas vidas de lado, para seguirem seus sonhos. A reflexão chave na obra, é que devemos nos atentar à nossas necessidades e aspirações, nos colocando em primeiro lugar, pois a vida é efêmera, e o amor por si mesmo traz novos sentidos e significados para nossa existência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Estrelas além do tempo (2016)

Baseado em fatos reais, o longa nos apresenta à narrativa de três mulheres negras, que durante a década de 60 (período de extremo racismo e machismo),conseguem ascender como elementos indispensáveis nos primeiros anos do Programa Espacial da Nasa. Elas enfrentam o preconceito e o desdém de todos a sua volta, e são um exemplo de perseverança e resistência. A obra fortalece o valor da autoconfiança, e da criação de uma autonomia emocional. Ao superarem os obstáculos sociais, estas personagens evidenciaram seus nomes na história.

6. À espera de um milagre (1999)

O filme é uma adaptação da obra literária de Stephen King, e conta a história de um homem inocente que é sentenciado à pena de morte. Estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, o longa traz reflexões acerca da justiça e preconceitos. É um exercício de auto-avaliação, para que pensemos em nossas ações e concepções, e como estas influenciam todos a nossa volta. Ter autoconhecimento gera uma maior assertividade em nossa vida, o que garante uma maior satisfação em nossas vivências.

7. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, a obra mostra que nossas memórias, por mais que sejam negativas, definem o que somos, e são parte de nossa identidade. Na história, conhecemos um casal que após terem uma relação mal-sucedida, decidem optar por um tratamento experimental, que apaga as memórias do relacionamento. Porém, isto traz consequências e provoca uma grande reflexão acerca da importância de nosso passado enquanto ferramenta de autoconhecimento.

8. Uma mente brilhante (2001)

Vencedor de quatro Oscars, a obra conta a história de de um matemático, proprietário de uma grande carreira. O personagem tem uma postura arrogante, e acredita ter a resposta para todas as questões da vida. Porém, ele é diagnosticado com esquizofrenia, e ele se vê obrigado em deixar parte de sua existência para trás. Para se reinserir na sociedade, ele precisa não apenas combater sua condição psicológico, como reestruturar sua essência, sendo uma melhor versão de si. O filme contém um viés motivacional, e pode nos impulsionar a encontrar um sentido concreto para nossas vidas.