PUBLICIDADE

Cheirar a própria axila e comer meleca de nariz: entenda as manias praticadas do técnico da Alemanha

Joachim Low se destacou na Copa do Mundo por praticar hábitos estranhos

O maior evento futebolístico do mundo também tem espaço para nervosismo. Ô se tem. E assim como alegria e tristeza podem se manifestar de forma intensa, uma ansiedade exagerada também tem seu lugar na arquibancada de emoções.

Ansiedade pode ser causa de manias estranhas de Joachim Low Foto: caughtoffside.com
Ansiedade pode ser causa de manias estranhas de Joachim Low Foto: caughtoffside.com

O técnico da Alemanha Joachim Low que o diga. Além de amargar uma eliminação antes do previsto na Copa do Mundo, ele também se destacou por ter sido flagrado em campo praticando algumas manias um tanto peculiares. E não foram poucas as vezes em que Low foi visto cutucando o nariz e colocando na boca o muco seco retirado do nariz - na verdade, desde o mundial de 2014 ele é visto fazendo isso. Da mesma forma, ele já foi visto cheirando suas axilas e também colocando a mão dentro da calça para se coçar.

Por que Low está fazendo isso?

Os hábitos de Low podem ser incômodos para quem olha de fora e chegam a nos fazer duvidar de sua elegância e bons modos. No entanto, de acordo com psiquiatra Mario Louzã, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, uma possível causa para esse comportamento seria o estresse. Louzã explica que situações de pressão emocional podem desencadear comportamentos obsessivo-compulsivos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não é possível afirmar se o técnico da Alemanha tem algum transtorno mental, pois esse diagnóstico depende de outros critérios para ser feito e precisa passar pela avaliação de um especialista. Mas a julgar pela pressão emocional que um campeonato mundial causa é possível imaginar que Low está passando por momentos de estresse.

"Um dos quadros mais conhecidos é a tricolotilomania, no qual pessoas em situação de estresse ficam arrancando os cabelos. em casos mais graves pode acontecer de deixar uma marca careca", afirma Louzã. Da mesma forma que situações de pressão e estresse podem nos fazer arrancar os cabelos, poderia desencadear comportamentos semelhantes ao de Low.