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Manhãs não precisam ser tão estressantes para as mulheres

Organização e planejamento ajudam a começar o dia bem, mesmo com acúmulo de tarefas

Elas já acordam correndo. O despertador mal toca e já começa a rotina atribulada: fazer café da manhã para as crianças enquanto prepara as lancheiras, ajuda a tomar banho enquanto olha as panelas no fogo? Para quem também trabalha fora, a jornada fica ainda mais desafiadora. Escolher uma boa roupa, se arrumar, preparar marmita, por tudo na bolsa e finalmente colocar o pé direito para fora.

Uma pesquisa feita pelo Life Insights, departamento do Minha Vida dedicado a pesquisas com os leitores, descobriu que a manhã e a noite empatam entre as partes do dia preferidas. Esses dois períodos foram a opção escolhida por aproximadamente 38% das pessoas. No entanto, quando essas respostas são divididas por gêneros, a discrepância aparece: a manhã é a preferida por mais da metade (55%) dos homens, enquanto que entre as mulheres cai para 35%.

Como muitas tarefas de casa são feitas pela manhã, este resultado pode ser reflexo da divisão de afazeres domésticos em nosso país, que é desigual. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, um homem gasta cerca de 10,8 horas por semana fazendo estas tarefas, enquanto as mulheres gastam quase o dobro (20,9 horas). Ao mesmo tempo, estas mulheres ocupam quase metade do mercado de trabalho (44%), de acordo com dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged).

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A carga mental que isto gera às mulheres é pesada. No entanto, fugir desta responsabilidade excessiva às vezes não é uma opção. Por isso, fazer com que a rotina das manhãs não seja tão estressante passa por muita organização.

Conversamos com profissionais de organização do tempo para entender como cada atividade pode ser feita sem estresse.

Fazer compras:

Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, sugere que as compras sejam feitas uma vez por semana, evitando idas ao mercado que podem atrapalhar a dinâmica da semana.

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Para isso, é necessário planejar as refeições da semana.

Preparar o almoço:

Assim como em restaurantes, você pode fazer um cardápio da semana. Desta forma, consegue preparar a comida no melhor horário, que não precisa ser logo antes de comer. Há quem prefira preparar pela noite no dia anterior ou aos domingos.

Para evitar desperdícios, Dafne Amaro, especialista em organização pessoal e instrutora de yoga ainda dá a ideia de congelar em porções individuais. "No dia anterior é só tirar os potinhos que serão consumidos para descongelar", explica ela. Também é possível usar o microondas.

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É possível congelar as porções individuais do que sobrou da janta, também. Para as folhas, a melhor opção é lavar logo que compra, secar e guardá-las.

Montar o lanche das crianças:

Deixar os filhos o dia inteiro na escola é uma opção para muita gente. No entanto, quanto mais horas longe de casa, mais lanchinhos eles têm que levar, caso a escola não ofereça.

Aliar uma alimentação saudável com agilidade também precisa da mesma palavra de ordem: planejamento. "Se você não fizer isso, correrá o risco de colocar o que se tem em casa: salgadinhos, bolachas, chocolates", alerta Christian.

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Preparar o lanche no dia anterior para que no dia seguinte só coloque na lancheira poupa tempo da manhã. "O legal é que nesse processo de planejamento e organização dos lanches todo mundo pode ajudar", ressalta Dafne.

A única exceção são as frutas, que é melhor serem cortadas pela manhã.

Levar crianças para a escola:

Quem tem filhos em idade escolar que ainda não podem ir sozinhos têm algumas opções de transporte. E nem sempre os pais podem levá-los, principalmente por falta de tempo.

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No caso das peruas, elas são boas pois sempre passam no horário combinado, deixando e buscando na porta de casa. Por outro lado, podem acabar pesando no orçamento, além de talvez acabar sendo desgastante para criança.

Outra opção é reunir vizinhos com filhos na mesma escola para revezar a carona. Também é possível aproveitar o itinerário de outros familiares, como tios ou avós.

"Mais do que isso, leve em conta a sua experiência e intuição. Estar tranquila com a decisão é extremamente saudável. Não adianta economizar tempo ou dinheiro e ficar preocupada", recomenda Dafne.

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Arrumar-se para o trabalho:

Quantos minutos você demora para fazer cada uma de suas rotinas da manhã? Os especialistas indicam que você tenha sempre claro qual este tempo, para evitar possíveis atrasos. Criar um hábito e saber tudo que você precisa fazer todo dia é importante.

Se nem sempre está decidida sobre qual roupa usar no dia seguinte, é possível deixar conjuntos pré-montados no cabide. "Se você mora em uma cidade cujo tempo é muito instável, deixe um conjunto de roupas se estiver calor e um outro se estiver frio", recomenda Christian.

Extra: Medite

Meditar parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Basta a participação de você, da sua mente e cinco minutinhos.

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"Pode ser na sua cama mesmo, antes das crianças acordarem. Se elas acordam muito cedo, você pode fazer a meditação à noite, que ajuda no dia seguinte também. Sente-se de uma forma estável e confortável e preste atenção na sua respiração durante esse tempo. Inspire contando 3 segundos e expire contando 6 segundos".

Dafne garante que essa mudança, aliada à organização da manhã, faz a diferença no dia que irá enfrentar.