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Como dormir melhor pode ajudar a diminuir dores musculares

Posição do corpo ao deitar, travesseiro e até colchão podem ser a causa daquela dorzinha muscular ao acordar e merecem sua atenção

Um dos momentos mais gratificantes após um longo dia de trabalho é poder chegar em casa, tomar um banho relaxante e ir para a cama. Para mulheres que têm uma rotina corrida, é o único instante em que conseguem descansar de verdade. Porém, alguns sintomas merecem a sua atenção: dores nas costas, ombros e cabeça atrapalham a qualidade do sono e podem comprometer o tão merecido descanso do organismo.

Segundo uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida, que pode surgir a partir da soma de estresse, má postura, falta de sono e outros hábitos. Sem os cuidados necessários, a dor pode piorar e prejudicar a qualidade de vida.

Mas qual é a relação do sono com tudo isso? Uma noite bem dormida traz uma série de benefícios ao organismo, desde controle de estresse até prevenção de dores musculares, o que reforça a sua importância. Estar atento a esse momento e cultivar hábitos saudáveis antes de se deitar, portanto, são cuidados fundamentais.

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Use a hora de dormir a seu favor

O sono reparador é aquele que proporciona um despertar mais tranquilo, sem a sensação de cansaço. Esse ponto também é importante para o diagnóstico de insônia. Isso porque o distúrbio não é medido somente por não dormir bem, mas também pela indisposição no dia seguinte, pois é durante o sono noturno que o corpo trabalha para a recuperação do organismo.

Ao todo, o ciclo do sono é composto por quatro fases com funções diferentes. Quando o ciclo cumpre todas as etapas, o organismo libera hormônios importantes e que atuam no crescimento, regeneração de tecidos, ganho de massa muscular e reparação da memória.

É verdade que, às vezes, sentimos dores pelo corpo ao acordar, mas este é um sinal de que algo não vai bem durante o repouso, deixando os músculos mais tensionados. Para te ajudar a ficar livre das dores e aproveitar o momento do sono da melhor forma, reunimos algumas dicas logo abaixo.

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Qual é a melhor posição para dormir?

A melhor posição para descansar é com a barriga para cima, uma vez que as articulações podem relaxar sem interferência e, além disso, coluna tende a ficar mais alinhada, deixando pés e cabeça na mesma altura do coração. Outra posição que também pode ser considerada é dormir deitado sob o lado direito/esquerdo, pois desse modo a coluna fica alongada e o refluxo é diminuído.

Lembre-se que forçar o corpo a ficar reto pode tensionar toda a musculatura, agravando as dores - por esse motivo, dormir de bruços não é o mais indicado. Evite também deitar-se com os braços esticados para cima, posição que pode causar dores nos ombros, tendinite e outros desconfortos.

Reveja colchões e travesseiros

Lembre-se que forçar o corpo a ficar reto pode tensionar toda a musculatura, agravando as dores - por esse motivo, dormir de bruços não é o mais indicado. Evite também deitar-se com os braços esticados para cima, posição que pode causar dores nos ombros, tendinite e outros desconfortos.

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No caso dos colchões, o primeiro passo é avaliar se o modelo precisa ser trocado, caso a espuma esteja com alguma deformação. Na hora de escolher um novo, analise também se a densidade do colchão está de acordo com o seu peso e evite colchões moles ou duros demais, que podem piorar as dores musculares.

Já no caso dos travesseiros, eles devem ter altura para alinhar pescoço e tronco ao deitar de lado. Mas, para quem opta por dormir de barriga para cima, é preciso investir em travesseiros mais baixos, que evitam a sobrecarga nos músculos dos ombros.

Como aliviar dor e inflamação muscular?

Ao longo da noite, você pode acabar trocando de posição na cama, o que é normal. Mesmo assim, o ideal é começar a dormir na posição que favorece o relaxamento dos músculos. Além disso, vale também investir em outros hábitos ao longo do dia que afastam o desconforto, como exercícios aeróbicos, yoga e alongamentos.

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Se mesmo com esses cuidados você sentir dor muscular, conte com CataflamPRO. O medicamento é ideal para combater dores musculares causadas por uma noite mal dormida, contusões, estiramentos ou hábitos do dia a dia, tratando a inflamação sem agredir o estômago e com rapidez.

Sua fórmula foi desenvolvida para promover até 12 horas de alívio*, atuando exatamente no foco da dor ou inflamação. Basta aplicar CataflamPRO diretamente na lesão, em uma quantidade suficiente para cobrir a área. Em seguida, espalhe o gel com movimentos circulares, massageando o ponto de dor. A reaplicação pode ser feita várias vezes ao dia ou de acordo com a orientação médica.

CATAFLAMPRO (DICLOFENACO DIETILAMÔNIO) (MS 1.0107.0328). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Indicações: dores nas articulações, nas costas, dores musculares e tendinites. CHBR/CHVOLT/0020/19a-OUT/19

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*Referente ao CataflamPro XT

Referências:

FERNANDES, R.M.F. O sono normal. Medicina. 2006; 39 (2): 157-168.

MAYO CLINIC. Muscle pain. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/symptoms/muscle-pain/basics/causes/sym-20050866. Acesso em 02 Set 2019.

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MINISTÉRIO DA SAÚDE. Distúrbios do sono. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/256_disturbios_sono. Acesso em 02 Set 2019.

NATIONAL SLEEP FOUNDATION. Healthy sleep tips. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/articles/healthy-sleep-tips Acesso em 02 Set 2019.

NATIONAL SLEEP FOUNDATION. The best sleep position for your body. Disponível em: https://www.sleep.org/articles/best-sleep-position/. Acesso em 02 Set 2019.

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NATIONAL SLEEP FOUNDATION. The right way to sleep with lower back pain. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/articles/right-way-sleep-lower-back-pain. Acesso em 02 Set 2019.

PEDRINOLA. F. Insônia pode ser causada por estresse excessivo. 2016. Disponível em: /bem-estar/materias/13181-insonia-pode-ser-causada-por-estresse-excessivo Acesso em 02 Set 2019.

SATO, C.L. Elimine a dor lombar com essas seis dicas. Disponível em: /saude/materias/14715-elimine-a-dor-lombar-com-essas-seis-dicas. Acesso em 02 Set 2019.

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