PUBLICIDADE

18 profissões que mais sofrem com quadros de depressão

Saiba quais são as carreiras que mais lidam com impactos na saúde mental relacionados à depressão

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma a cada quatro pessoas no continente americano irão apresentar complicações envolvendo a saúde mental ao longo da vida. Entre as condições mais recorrentes, está a depressão - psicopatologia responsável por causar tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor.

Uma análise feita pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, revelou que 16,3 milhões de brasileiros com mais de 18 anos sofrem de depressão no país. Um dos muitos fatores que podem levar a esse diagnóstico é o estilo de vida e o ambiente em que a pessoa convive. Assim, a rotina de trabalho e a profissão escolhida podem causar um impacto direto no emocional de uma pessoa.

Carreira e saúde mental

Buscando entender melhor como uma profissão pode causar a instabilidade emocional, pesquisas coletaram dados que indicaram quais são os profissionais com maior probabilidade de apresentar um diagnóstico de depressão. Os estudos foram realizados de forma ampla, sendo importante destacar que a doença não surge apenas pela rotina de trabalho, podendo ter inúmeras causas diferentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre as profissões listadas em estudos feitos pela revista estadunidense Health e dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, estão:

O estresse constante vivido por profissionais dessas áreas é um dos fatores que pode desencadear o aparecimento de complicações mentais. Além disso, a sensação de incapacidade para cumprir a função, o alto nível de responsabilidade e jornadas de trabalho prolongadas também estão relacionadas com os impactos na saúde mental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintomas de depressão

Os sinais que indicam um quadro depressivo podem se manifestar de forma física e emocional. Caso haja suspeita da doença, é de extrema importância que se procure o auxílio de profissionais com capacitação para que seja feito o diagnóstico preciso. Os principais sintomas da depressão no trabalho são:

Mudanças no estilo de vida

Durante um encontro sobre saúde básica no Brasil e no mundo, promovido pelo Instituto SAB, em São Paulo, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira ressaltou que para amenizar as taxas de transtornos mentais relacionados ao trabalho é preciso incentivar uma mudança no estilo de vida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Não é uma questão de ter mais psiquiatras disponíveis. Mudar a rotina pode diminuir as taxas de mortalidade e de doenças", disse o especialista.

Nesse sentido, algumas atitudes podem ajudar a prevenir ou mesmo amenizar a depressão decorrente do trabalho. São elas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além do uso de medicamentos antidepressivos para tratar a doença, a psicoterapia e a prática de exercícios podem ajudar a lidar com os sintomas causados pela depressão. Um estudo realizado pelo Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), descobriu que a prática de exercícios aeróbicos regulares pode reduzir os sintomas da doença pela metade.