Diane perguntou:

porque o tabagismo aumenta a pressão arterial?

  • Respondido em 30/07/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O tabagismo pode aumentar a pressão arterial por dois mecanismos principais:

    1 - a nicotina e outras substâncias presentes no cigarro atuam estimulando o sistema nervoso autônomo (parte do sistema nervoso responsável pelo funcionamento dos órgãos internos), sobretudo do sistema nervoso simpático, envolvido no aumento da pressão arterial.

    2 - a longo prazo, a toxicidade do tabaco e a pressão arterial constantemente elevada podem prejudicar órgãos envolvidos na manutenção da pressão arterial como, por exemplo, os rins e, assim, a pressão arterial se descontrola e se mantém alta mesmo quando a pessoa não está fumando.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 15/10/2015
    Dr. Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatria e Nutrologia - CRM 114681/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    algumas substâncias presentes em uma unidade de tabaco antes e depois dele receber fogo tem propriedades vasoconstritoras, ou seja, agem reduzindo a largura dos vasos sanguíneos e isto leva ao aumento da pressão do sangue que desloca dentro das veias e artérias.
    Além disto, estas substâncias que são centenas causam danos no corpo inteiro que repercutem de forma direta ou indireta nos controles bioquímicos da pressão arterial tantos no sistema nervoso central (cérebro), como, também nos vasos sanguíneos.
    Esta resposta é genérica e não substitui consultas médicas.