PUBLICIDADE

Mulheres com prótese de silicone podem amamentar?

Descubra se implantes nos seios podem interferir na produção de leite e na amamentação

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), a cirurgia de aumento dos seios com prótese de silicone é uma das mais populares e procuradas pelas mulheres brasileiras, representando 18,8% de todas as operações plásticas realizadas no país.

Mas será que esse procedimento pode, de alguma forma, ocasionar problemas futuros e atrapalhar a amamentação para essas mulheres? Entenda quais são os verdadeiros impactos do silicone no aleitamento materno e se a cirurgia pode afetar a produção de leite durante e após a gestação.

Posso amamentar com silicone?

Em geral, a prótese de silicone em si não interfere na produção do leite materno. Contudo, conforme explica Mônica Carceles Fráguas, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Pro Matre, tudo vai depender de onde a incisão foi feita na mama e do tipo de cirurgia realizada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O silicone em si não atrapalha a amamentação. A não ser que a prótese seja muito grande e comprima o tecido e a glândula mamária, ou então depende de como ela foi colocada, se na colocação teve alguma lesão nos dultos", explica a médica.

Um dos fatores mais comuns que podem gerar baixo suprimento de leite é a falta de estímulo das mamas, ou seja, se o bebê não está sugando o leite ou se esse leite não está sendo retirado de alguma forma. Nesses casos, o próprio organismo não estimula a sua produção.

"Também existem outras causas para a não produção do leite, como a redução da mama. A mãe que faz uma redução mamária grande, por exemplo, pode ter menos leite ou pode ter uma saída menor", esclarece Mônica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para aumentar a quantidade de leite produzido, o médico obstetra ou pediatra pode aconselhar a mãe a usar uma bomba de leite, além de passar dicas que favorecem a amamentação. Lembrando que a sucção do mamilo pelo bebê é a melhor tática, já que estimula a liberação de prolactina - hormônio responsável pela produção de leite.

Pode colocar silicone amamentando?

Assim como outros procedimentos estéticos, o recomendado é que a mulher não realize uma cirurgia plástica (de qualquer tipo) enquanto estiver no período de lactação. Ou seja, é importante que ela espere que a amamentação e a produção de leite tenha acabado para se submeter a qualquer operação.

Quando a produção de leite se interromper e a mulher retornar ao seu organismo normal, ela pode procurar um médico e colocar o implante de silicone que desejar. Isso também vale para as demais cirurgias plásticas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Independentemente de intervenção cirúrgica, é importante que a mãe aprenda o máximo que puder sobre a amamentação e aproveite da maneira mais confortável e segura possível esse momento tão único. O silicone não impedirá que o vínculo entre a mãe e o bebê aconteça.