PUBLICIDADE

Princípios de treinamento aplicados à corrida de rua

Ter pique, tênis e uma garrafinha de água não são suficientes para correr por aí

Meus amigos, é com enorme satisfação que inicio meu trabalho como consultor nesse excelente portal. Não gosto muito de apresentações cheias de pompa e circunstância, mas quero que vocês me conheçam um pouco e saibam sobre quais temas irei abordar por aqui. Primeiramente meu nome é Leandro Carvalho, sou graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo e mestrando em Fisiologia do Exercício pela Unifesp/EPM. Trabalho como treinador de corridas e fisiologista do exercício e, não por acaso, discutiremos esses dois temas, diretamente relacionados à minha atividade profissional. Basicamente, falaremos sobre prescrição de treinamento para corredores de rua e a importância dos conhecimentos científicos, trazidos pelas pesquisas em fisiologia do exercício para a prática do nosso dia-a-dia, ou seja, a ciência aliada à prática trazendo melhores resultados e potencializando os treinamentos de corredores de rua ? sejam eles atletas de alto rendimento ou corredores amadores ? que buscam melhores níveis de saúde e qualidade de vida através da corrida.

A corrida de rua, ou pedestrianismo, como muitos chamam, é uma modalidade esportiva que vem ganhando um número expressivo de praticantes nos últimos cinco anos. Muitas pessoas sedentárias que não gostam de ambientes fechados e cheios, como as academias, vêem na corrida de rua um meio de praticar uma atividade física prazerosa, já que é realizada em locais abertos, geralmente em parques ou locais arborizados. Mas não basta simplesmente colocar um tênis no pé, pegar sua garrafinha de água e sair correndo de qualquer jeito por aí. Por ser uma atividade de alto impacto, lesões nas articulações dos joelhos e tornozelos são um risco constante para quem corre. Por isso é necessária a elaboração de um treinamento adequado às características individuais de cada atleta, com embasamento científico, dosando de forma adequada a "quantidade" e a "qualidade" dessa corrida, ou seja, o volume de treinamento e a intensidade desse treinamento. Esse é o grande segredo da prescrição de treinamento, ou seja, saber a dose certa de exercício que cada um deve fazer, pois, da mesma forma que é bom para a saúde, pode ser extremamente prejudicial se não for feito da maneira correta.

Meu objetivo é justamente trazer a vocês subsídios para que possamos refletir sobre a forma correta de se prescrever um treinamento físico para corredores de rua, usando para isso todo o conhecimento científico de que dispomos nas áreas de treinamento e fisiologia. Todos os artigos escritos por mim terão, ao final, uma pequena lista de artigos científicos e livros que serão usados como referência bibliográfica, dando ao leitor a certeza de poder ter em mãos o que há de melhor em termos de literatura científica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tentaremos discutir os assuntos aqui propostos de acordo com uma sequência pedagógica adequada no que diz respeito à teoria do treinamento. Sendo assim o primeiro tópico que abordaremos aqui são os princípios metodológicos que regem o treinamento desportivo. Esses princípios servem como embasamento inicial para prescrevermos o treinamento para um atleta, seja ele de alto rendimento ou não. São eles:

Princípio da Individualidade Biológica

Princípio da Sobrecarga

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Princípio da Adaptação

Princípio da Especificidade

Princípio da Reversibilidade

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outros princípios são citados por diversos autores, mas considero estes como sendo os principais.

No próximo artigo iniciaremos nossas discussões através dos princípios da individualidade biológica e da sobrecarga. Peço aos leitores que participem ativamente deste espaço, dando sugestões sobre os artigos escritos e postados e também sobre temas que queiram ver nos próximos textos.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)