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Remo queima calorias e aumenta massa muscular

Atividade ajuda na resistência física e oferecer baixo risco de lesões

Em pé de igualdade com a natação, o remo é um dos esportes mais completos do mundo. Além de queimar, em média, cerca de 600 calorias por hora, melhorar a postura, aliviar o estresse e aumentar massa muscular, resistência física, flexibilidade e coordenação motora, a modalidade oferece baixo risco de lesões. Ao contrário do que muita gente pensa, que remar só fortalece os braços, a atividade trabalha também pernas, glúteos, costas e abdominais.

Fora isso, ressalta o técnico do Clube de Regatas do Flamengo, Marcos Amorim, quando praticado ao ar livre, a atividade proporciona um contato estreito com a natureza. "É um diferencial tremendo. A água e o sol são energia. Ainda mais quanto o remo é praticado no início da manhã, em lugares cercados por vegetação e com belos visuais", diz.

Remo queima calorias e aumenta massa muscular - Foto: Getty Images
Remo queima calorias e aumenta massa muscular - Foto: Getty Images

O único problema é que, em cidades não-litorâneas, é difícil encontrar um local para praticá-lo. Mas atualmente boas academias possuem um equipamento chamado remoergômetro, que simula a modalidade e, consequentemente, traz todos os seus benefícios à saúde e à boa forma, exceto a liberdade de praticar um exercício físico ao ar livre.

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De acordo com o técnico do Flamengo, não existem restrições de idade, sexo ou preparo físico, já que a resistência é desenvolvida ao longo do treinamento. "A não ser quando for uma recomendação médica. Por isso, é importante fazer uma avaliação", ressalta o especialista.

Remo queima calorias e aumenta massa muscular - Foto: Getty Images
Remo queima calorias e aumenta massa muscular - Foto: Getty Images

Para praticar, é preciso providenciar somente roupas confortáveis, já que o barco, que vem com os acessórios necessários, como os tênis e os remos, normalmente é fornecido pelo clube. Antes de entrar na água, o técnico orienta a realização de um pré-aquecimento, movimentando-se bem as articulações. Após o treino, alongamento muscular é essencial.

O remador Leandro Atoji, do Esporte Clube Pinheiros, acrescenta que, além da saúde, o remo torna o praticamente mais responsável. "Eu virei uma pessoa muito mais regrada com os horários. Durmo mais cedo e evito bebidas alcoólicas para que possa acordar no dia seguinte bem para treinar", conta.

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Outro ponto relevante quando se trata de esportes que exigem muito dispêndio de energia do nosso corpo é a alimentação. Antes e depois dos treinos, é recomendável ingerir alimentos ricos em carboidratos (pão, biscoito, fruta, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética) e proteínas (carnes magras, clara do ovo, leite e leguminosas). Beber bastante água também é necessário.