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Maratona envolve esforço e resistência

Meia maratona também precisa de cuidados especiais, entenda como é a preparação para as duas corridas

As corridas de longa distância, como as meias maratonas e maratonas, são provas que dependem de grande resistência cardiovascular e muscular. Por cobrarem um elevado esforço do organismo, é muito importante conhecer as características e exigências envolvidas nesses percursos.

Por serem corridas que variam entre 2 horas e 5 horas para serem executadas, o metabolismo predominante é aeróbio e tem como principal combustível para a execução os estoque de glicogênio e gordura.

As capacidades a serem desenvolvidas com ênfase são a resistência aeróbia e resistência de força, sendo que o volume de treino sugerido varia conforme o nível do praticante:

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Para conhecimento, os recordes mundiais, disponíveis no site da Confederação Brasileira de Atletismo são:

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De acordo com algumas pesquisas, a incidência de lesões musculoesqueléticas entre os corredores de longa distância pode variar entre 18,2% a 92,4%, sendo possível ocorrer entre 7 a 59 tipos de lesões a cada mil horas de corrida. A incidência e o tipo de lesão variam de acordo com as diferentes características particulares do indivíduo, tipos de treino, periodização e, principalmente, sobrecarga contínua dos sistemas musculares e esqueléticos.

As mais comuns são:

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Para todos os tipos de provas e esportes existe um tipo adequado (ou mais) de treinamento que deve ser planejado a fim de que determinado resultado seja alcançado. Esse planejamento é mais conhecido como periodização do treinamento, que é composta por diversas fases de preparo.

A literatura que orienta para o treinamento é vasta e constantes métodos de treino são executados para obter novos ou melhores resultados. Sendo assim, não existe um modelo específico de periodização para meia maratona e maratona, mas alguns autores orientam a maneira pela qual o treinador pode se orientar a fim de propor um treinamento adequado que atinja o objetivo do atleta de maneira mais segura e eficaz.

Resumidamente, a preparação para a meia maratona levaria em torno de 6 meses, imaginando que o indivíduo venha treinando, ao menos, 3 vezes por semana, sendo 10 quilômetros por sessão. Para a maratona, são sugeridos 10 meses de preparação, pensando que o esportista tenha passado anteriormente pela experiência da meia maratona. Lembrando que a sugestão é de que, no mínimo, sejam percorridos 80 km por semana, conforme mencionado acima.

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É importante considerar que ambas as distâncias representam um objetivo que depende de muito treinamento físico orientado, nutrição adequada, sono e descanso necessário. Sabemos que a maioria dos corredores não completa uma maratona em 2 horas; o tempo médio é de 3 horas e meia a 4 horas, mas as orientações disponíveis para treinamento em geral buscam o tempo e condições físicas de atletas.

Por essa razão, é fundamental que haja adequação do treinamento ao objetivo do praticante que não é atleta e que deseja alcançar uma marca com segurança e sem lesão. Ultrapassar limites é um fator muito comum nos esportes, mas o praticante deve estar preparado para a realização de muitas tarefas que não necessariamente estão ligados à saúde e bem-estar.

Sendo assim, procure a orientação de um educador físico especialista no treinamento de corrida de longa distância e, antes de iniciar o treinamento, consulte um médico cardiologista e um profissional de nutrição. Dessa forma, será possível concluir, da forma mais segura possível, as longas distâncias tão desejadas.

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