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Personal trainer revela os segredos do exercício que Bruna Marquezine ama

Pequenos cuidados durante a prática podem cansar menos e melhorar os resultados

Recentemente a atriz Bruna Marquezine revelou um de seus exercícios preferidos, e o melhor de tudo: você pode praticá-lo em casa. "Eu amo pular corda, mesmo parecendo uma minhoca quando pulo", brinca a atriz em seus stories no Instagram.

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Foto: Instagram @brumarquezine
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Marquezine tem motivos de sobra para amar pular corda. Isso porque, segundo o educador físico Cleuton Nunes, a atividade trabalha simultaneamente diversos músculos do corpo, principalmente glúteos e pernas. Além de melhorar (e muito) o condicionamento físico, é claro.

Segundo o personal trainer, Cássio Fidlay, pular corda é um excelente exercício para condicionamento, principalmente quando comparado à corrida na esteira. "Quando você está condicionado, é possível queimar até 220 calorias em apenas 20 minutos de treino com corda. Correndo na esteira, são 160 calorias com o mesmo tempo", afirma Fidlay.

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Como começar?

via GIPHY

Outro ponto positivo da atividade é que não exige investimentos muito altos, além da possibilidade de poder praticar em quase todos os lugares. Seja em casa, no parque, na praça ou no quintal. O importante é encontrar um lugarzinho que você se sinta confortável e que tenha espaço suficiente para realizar os movimentos.

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E por falar em movimentos, Cássio Fidlay ensina como realizá-los da melhor maneira para evitar o cansaço desnecessário e melhorar o desempenho do treino. "O correto é não realizar o movimento flexionando os cotovelos. A rotação é feita apenas nos punhos, sem movimentar o antebraço. Assim, se cansa menos e permite melhor movimentação da corda, evitando que ela bata nas pernas", ensina Fidlay.

Uma respiração bem executada também é o ponto crucial para melhorar o desempenho do praticante. "Quando for pular, contraia o abdômen. Solte a respiração quando estiver pulando e realizando a rotação dos punhos. Respire pelo nariz e solte pela boca, dessa forma também se evita o cansaço e as dores laterais de respiração", sugere o personal.

Sete cuidados do treino com a corda

Mas, e a corda?

O educador físico Cleuton Nunes explica que existe um truque para adequar o tamanho da corda a você: "segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas".

E se você está disposto a gastar um pouquinho a mais com sua corda, saiba que o investimento pode valer a pena. "Quanto mais profissional e com mais recursos, melhor. Porque é mais fácil de fazer com que ela pegue o embalo e seja fácil de conduzir", enfatiza Fidlay.

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