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Truques mentais para deixar suas corridas mais rápidas e fáceis

Saiba driblar o cansaço ao correr utilizando o poder da mente de forma eficiente

É comum que corredores aumentem o ritmo por alguns minutos e depois diminuem a velocidade. Então, aceleram novamente e reduzem. Muitos costumam sentir cansaço durante tal prática; aí a mente começa a te questionar se você realmente quer continuar ou parar.

Para dar seu melhor na corrida, é preciso trabalhar a mente. "O corpo é como um carro e a mente é como o motorista", diz Justin Ross, psicólogo da MindBodyHealth e corredor em entrevista à SELF. Ele diz que para um treino de sucesso, é necessário que nossos pensamentos estejam no lugar certo.

Até mesmo atletas profissionais sofrem com fadiga, pulmões sem ar e dúvidas que acompanham os treinos. Mas Cindra Kamphoff, PhD em treino de alta performance, diz que corredores conhecidos internacionalmente aceitam que estas dificuldades são parte do processo e aprendem como gerenciá-los pela mente.

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Confira alguns truques mentais que, segundo os especialistas, te ajudarão a ter uma corrida mais fácil, divertida e eficaz:

#1 Conecte-se com seu corpo e sua fala

"Esteja ciente do que você está pensando quando está correndo", diz Hamphoff. Seus pensamentos durante a corrida são capazes de afetar seu ritmo e, consequentemente, a tensão e relaxamento corporal.

Além da distância e do ritmo percorrido, anote também os tipos de pensamentos que teve durante seus exercícios. Assim, é possível identificar padrões de pensamentos tóxicos e resolvê-los antes dos próximos treinos, para que não afete seus futuros esforços.

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Aspectos negativos são mais fáceis de serem fixados em nossa mente, pois nos agarramos a sinais negativos e damos a eles mais ênfase do que realmente merecem. Também verifique o que te deixa em um melhor estado de espírito: pode ser treinar em áreas abertas, correr acompanhado de uma música agitada...

Kamphoff diz que quando lhe surgem questionamentos ou inseguranças, ela fala consigo mesmo: "Às vezes dou risada, falando algo como 'Lá vai você de novo, Cindra!'. Pare, você está preparada para isso. Você consegue".

Os pesquisadores realizaram um teste com 18 ciclistas, por exemplo, em que tinham de pedalar o máximo que conseguissem em um calor de 35º C. Metade dos indivíduos participaram de um curso sobre o poder da fala motivacional, substituindo pensamentos negativos (como "Está tão quente!") por mensagens como "Continue pedalando" e "Mantenha o foco". Quando o teste foi repetido, aqueles que participaram do curso suportaram uma média de 3 minutos a mais pedalando.

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#2 Mantenha o foco no presente

Isso te soa como uma instrução de meditação ou yoga? Pois é justamente destas práticas que vem este ensinamento a ser apropriado também à corrida. Os pesquisadores indicam que sete semanas baseadas em mindfulness mudam padrões cerebrais de atletas, fazendo com que se adaptem melhor a situações estressantes e frustrantes.

Apesar da mente vagar por pensamentos ligados ao passado e ao futuro, tente focar no momento atual. Na corrida, atente-se aos seus passos.

A mente é capaz de influenciar diretamente no seu empenho da corrida - Foto: Shutterstock
A mente é capaz de influenciar diretamente no seu empenho da corrida - Foto: Shutterstock

Outro conselho é dedicar cerca de dez minutos diários para meditar. Isso te ajudará, durante a corrida, a permanecer com o corpo presente, mas a mente imparcial.

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#3 Escolha seus mantras

Um dos aspectos que os cientistas julgam fundamental é que os corredores escolham suas próprias frases positivas. Isso faz com que a conversa interior seja mais convincente, principalmente quando os mantras são relacionados aos pontos fortes individuais - como "Estou confiante", "Eu sei que consigo mais".

#4 Beneficie-se de imagens

Escreva ou use imagens com seus mantras em locais visíveis do seu dia a dia para mentalizá-los. Pode ser na mesa do trabalho ou como um bilhete na carteira.

Ou até mesmo associe frases positivas a imagens. Por exemplo, ao correr e mentalizar "eu consigo ir mais longe", pense em um pássaro em voo. Este teste foi feito com 74 corredores quenianos e concluiu que aqueles que passaram oito semanas praticando tal técnica tiveram melhor desempenho.

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Quando estiver muito quente, imagine-se desejando água no corpo. De acordo com os pesquisadores, isso força conexões entre células cerebrais fazendo que você sinta mais calma diante de desafios reais.

Quando estiver muito quente, imagine-se desejando água no corpo. De acordo com os pesquisadores, isso força conexões entre células cerebrais fazendo que você sinta mais calma diante de desafios reais.

#5 Seja guiado por um propósito maior

Você corre para aliviar o estresse, ter mais qualidade de vida, participar de causas sociais em competições ou manter um bom condicionamento físico? Cada pessoa tem um porquê de se exercitar com a corrida.

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Seja qual for seu motivo, deixe-o comprometido com sua memória, recomendam os estudiosos. Faça dele um propósito e, quando estiver tentado a ficar em casa e assistir séries em vez de correr, lembre-se dele. Este exercício mental faz com que a corrida se torne mais prazerosa e divertida, como uma válvula de escape de problemas cotidianos.

"Ter truques mentais não é apenas sobre o desempenho da corrida - é de natureza mais holística. Se a sua mente se foca em um propósito, que realmente está te ajudando, você não só vai ser capaz de executar a sua capacidade ao máximo, mas também será mais feliz", diz Kamphoff.