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Pé chato ou pé cavo: tipo de pisada pode interferir na saúde

Saiba como identificar seu tipo de pé com uma dica simples e evitar lesões

Saiba identificar seu formato de pé - Imagem: Shutterstock/Minha Vida
Saiba identificar seu formato de pé - Imagem: Shutterstock/Minha Vida

Seu pé é chato ou cavo? Essas variações anatômicas podem ser identificadas a olho nu e complementadas pelo exame físico. Existem dois tipos comuns de pé (pé plano/chato e pé cavo), mas também é importante identificar o formato do pé, que pode ser grego, egípcio ou quadrado.

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Mas o que isso muda no nosso dia a dia? "Preciso me preocupar com estas diferenças?". Sim! Porque cada forma de pisada e tipo de pé sofrem sobrecarga em locais diferentes e isso pode ocasionar doenças diferentes. Estar ciente de qual é o seu o ajudará na hora de escolher o melhor calçado, bem como poderá melhorar o seu rendimento nos esportes.

Como identificar seu tipo de pisada

Para ter um diagnóstico real do formato do seu arco plantar e da sobrecarga que ele é submetido, a baropodometria é o exame mais indicado, pois avalia o estilo de pisada.

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Porém, vou dar uma dica simples que o ajudará a começar a entender o formato do seu pé, ajudando-o a fazer escolhas mais assertivas.

Verifique qual é seu tipo de pisada com esta dica fácil - Foto: Shutterstock/Minha Vida
Verifique qual é seu tipo de pisada com esta dica fácil - Foto: Shutterstock/Minha Vida

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Evite lesões entendendo seu pé

Entre as principais lesões causadas pelo uso inadequado dos calçados estão:

Tênis para corrigir pisada: mito ou verdade?

Infelizmente ainda não existem estudos com uma boa metodologia que justifique o uso de tênis para correção de pisada.

O melhor calçado

Para os pés mais finos, não é tão difícil escolher o melhor calçado, já que ele precisará ter esse mesmo formato. Já o pé quadrado pode apresentar forte incômodo se o formato do calçado não tiver a ponta mais larga - um grande problema para as mulheres e os tão cobiçados sapatos de bico fino.

Para corrida e esportes com saltos:

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Alguns estudos biomecânicos mostram que durante uma corrida ou na prática de exercícios que envolvem saltos, o nosso pé se movimenta dentro do tênis, perdendo um pouco a sua função na correção da pisada. Por isso, investir em um tênis de pisada neutra é sempre a melhor opção.

Além disso, o melhor tipo de tênis é aquele em que o atleta se sente mais confortável, por isso sempre oriento que as pessoas percam tempo nesta compra, testando bem o tênis. Nem sempre o mais caro ou os "da moda" são os que se adaptam melhor ao pé.

Dicas essenciais

Período de adaptação:

Outra dica importante é lembrar que o pé precisa de uns 2 a 3 meses para se adaptar ao calçado. Então, nesse período, ele pode causar dor e por isso é interessante revezar o tênis novo com um mais antigo.

Fortalecimento do pé:

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Vale lembrar que a maioria das doenças, principalmente durante a prática de exercícios físicos, ocorrem por sobrecarga das articulações, músculos e tendões. Portanto, melhoram com a reabilitação. A corrida sobrecarrega mais os pés e os tornozelos do que o restante do corpo, uma vez que a musculatura da perna chega a suportar três vezes o peso do corpo durante esse tipo de atividade.

Portanto, o atleta deve dar ênfase ao fortalecimento não só da panturrilha, mas também da musculatura do pé, inversores e eversores do tornozelo, além do tibial anterior e também manter um bom alongamento e fortalecimento geral desde a coluna até o tornozelo.

Respeite seus limites:

Respeitar a dor é sempre importante! Por isso, oriento as pessoas a cessarem a atividade física durante a dor intensa ou persistente. E sempre procurar um médico do esporte antes do início de qualquer atividade física ou quando encontrar qualquer dificuldade em sua realização.

Ah, e sempre que pensar em deixar o sedentarismo de lado, conte comigo! Um abraço!

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