PUBLICIDADE

O que causa e como aliviar a dor muscular depois do treino?

Desconforto é comum e pode ser aliviado com medidas simples no dia a dia

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você pode estar começando uma nova atividade física ou ser um corredor acostumado a percorrer longas distâncias. Não importa: de um jeito ou de outro, estará suscetível a sentir o corpo dolorido após um treino dedicado na academia. A dor muscular de início tardio (DMTI), que sentimos de um a dois dias após o exercício, é comum e resultante do estresse a que submetemos os músculos durante o exercício.

É normal que você sinta esse tipo de dor nas seguintes ocasiões:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Conforme treinamos corretamente e respeitamos os períodos de descanso, portanto, o corpo vai se adaptando à rotina de exercícios, o que torna tudo muito mais fácil e prazeroso.

Como aliviar a dor muscular após o treino

A primeira recomendação é básica: respeite o seu nível e a sua progressão. Em outras palavras, treine de acordo com o seu condicionamento físico e avance na modalidade esportiva aos poucos, sem apressar a sua evolução pessoal. Dessa forma, é possível treinar com segurança e menos desconforto muscular, além de afastar o risco de traumas mais graves, como uma contusão ou um estiramento.

Como explicamos acima, também é muito importante respeitar o período de repouso entre os treinos, que pode variar de 24 a 48h. Neste período, as fibras musculares passarão por um processo de cicatrização, que não deve ter interrompido com mais esforço excessivo. Se você treinou membros inferiores em um dia, deixe o treino seguinte dedicado aos membros superiores, para não sobrecarregar os músculos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aplicar gelo ou compressas geladas sobre o músculo dolorido é uma outra alternativa, uma vez que ajuda a diminuir o inchaço e o desconforto na região. Nessas horas, conte também com CataflamPRO para massagear os membros exercitados após o treino. O medicamento atua 4x mais rápido¹ no alívio das dores musculares, trata a inflamação e não irrita o estômago, pois age direto no foco da dor e acelera a recuperação natural do corpo.

A massagem também é positiva porque aumenta a circulação sanguínea nos músculos afetados, aliviando dores e inchaço. Outra dica é investir na recuperação ativa, ou seja, terminar o treino com exercícios leves e de baixa intensidade. Por fim, lembre-se que outros hábitos contribuem para uma boa recuperação muscular após o treino, como uma alimentação equilibrada e nutritiva, ingestão de água e alongamentos.

Por que sentimos dor?

Você já deve ter ouvido falar à respeito da importância da atividade física para a nossa saúde, não é mesmo? O bem-estar proporcionado por caminhada, corrida, natação, musculação, dança e outros exercícios afeta não só o aspecto físico, mas também o emocional. É isso mesmo: treinar regularmente melhora a autoestima, o humor e a qualidade do sono, reduzindo o estresse, ansiedade e até depressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com tantos benefícios associados, como podemos explicar a dor física que o esporte pode causar? Em resumo, o desconforto é normal e faz parte da rotina de treinos. A dor é resultado de um processo de micro-lesões nos grupos musculares trabalhados, devido ao alongamento das fibras musculares com o excesso de esforço - como correr por mais tempo ou levantar uma carga mais pesada na musculação.

As pequenas lesões nos músculos, por sua vez, causam um processo inflamatório, caracterizado por inchaço, rigidez e, naturalmente, aquela dorzinha típica do pós-treino. Parece sério, mas o nosso próprio organismo se encarrega de reparar as lesões e atenuar a inflamação. Por isso, é fundamental respeitar o período de descanso entre os treinos, para evitar uma lesão mais grave e dar ao seu corpo o descanso que ele merece.

Se o desconforto persistir, lembre-se que CataflamPRO é um aliado no combate às dores musculares. O medicamento age direto no foco da dor e garante até 12 horas de alívio*, para que você consiga realizar as demais atividades do dia a dia com toda a energia e motivação possíveis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

CATAFLAMPRO (DICLOFENACO DIETILAMÔNIO) (MS 1.0107.0328). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Indicações: dores nas articulações, nas costas, dores musculares e tendinites. CHBR/CHVOLT/0020/19a-OUT/19

*Referente a linha CataflamPro XT

¹CataflamPro age até 4x mais rápido quando comparado a pomadas/gels sem medicamentos. Referente à linha emulgel 1%. PREDEL, H.; GIANNETTI, B.; PABST, H.; SCHAEFER, A.; HUG, A.M.; BURNETT, I.; Efficacy and safety of diclofenac diethylamine 1. 16% gel in acute neck pain: a randomized, double-blind, placebo-controlled study, BMC Musculoskeletal Disorders, Nyon, 21 de agosto de 2013, 14, 250.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências:

NATIONAL KIDNEY FUNDATION. Understanding muscle soreness - How mucj is too much?. Disponível em: https://www.kidney.org/content/understanding-muscle-soreness-%E2%80%93-how-much-too-much. Acesso em 07 Ago 2019.

TRICOLI, V. Mecanismos envolvidos na etiologia da dor muscular tardia. Rev Bras Ciên e Mov. 2001; 9 (2): 39-44.

MCFARLAND, E.G, COSGAREA, A. 'Good Pain' versus 'bad pain' for athletes. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/orthopaedic-surgery/about-us/ask-the-experts/pain. Acesso em 07 Ago 2019.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

ANDRADE, F. Fome, cansaço ou dor: entenda os sinais do corpo após o treino. Disponível em: /fitness/materias/18746-fome-cansaco-ou-dor-entenda-os-sinais-do-corpo-apos-o-treino. Acesso em 07 Ago 2019.

GSK. CataflamPRO. Disponível em: https://www.cataflampro.com.br. Acesso em 07 Ago 2019.