Pilates auxilia no controle das emoções durante a quarentena

Conheça três posturas que ajudam a combater o estresse e a ansiedade

Viagens canceladas, home office, isolamento social. Tudo isso se tornou uma realidade nos últimos meses - período em que o Brasil e o restante do mundo vêm enfrentando a pandemia do novo coronavírus.

Com as atualizações constantes que estão inundando os meios de comunicação, é fácil sentir-se sobrecarregado, ansioso e até um pouco assustado. E como muitas pessoas têm sido orientadas a trabalhar de casa, sentimentos de solidão também se intensificam.

No entanto, embora seja normal sentir-se impotente durante esse período, há muitas coisas que você pode fazer para continuar cuidando da sua saúde física e, principalmente, da sua saúde mental. Uma delas é o exercício físico.

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Dentre várias opções de atividades que podemos praticar neste momento, está o pilates - conjunto de exercícios focados no controle dos movimentos do corpo, concentrado na distribuição de força do assoalho pélvico, estômago e músculos das costas.

Pilates para combater a ansiedade

Particularmente útil para quando você passa mais tempo em casa e sentado ou deitado por longos períodos de tempo, este método pode fortalecer os músculos rapidamente e conferir uma sensação de bem-estar. Praticar pilates de forma regular traz inúmeros benefícios, entre eles:

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Assim, a prática dessa atividade ainda contribui para prevenir e combater o estresse e a ansiedade. Além disso, diminui a produção desordenada de hormônios prejudiciais e ajuda na síntese de neurotransmissores benéficos, como a endorfina, que traz sensação de bem-estar.

Essa junção de ações acaba por reduzir os sintomas físicos e emocionais causados pelo momento tenso pelo qual passamos. A concentração exigida durante a prática é outro motivo para afastar os problemas da mente e diminuir o estresse.

Exercícios de pilates em casa

Apesar das academias e estúdios de pilates estarem fechados neste momento, é possível encontrar videoaulas gratuitas na internet e começar a praticar essa atividade em casa.

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Eu, como fisioterapeuta e praticante de pilates, aproveitei para separar três tipos básicos de exercícios para quem também deseja começar. Aos iniciantes, sugiro realizar cada um dos movimentos abaixo de 30 segundos a um minuto, no máximo.

Veja a seguir como fazer os movimentos:

1 - Círculo da perna

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-Deite-se de bruços com os braços ao lado do corpo e as palmas viradas para baixo;Dobre o joelho esquerdo e coloque o pé esquerdo no chão. Estenda a perna direita para cima, para que fique perpendicular ao chão;Circule sua perna direita para o lado, em direção ao chão, e retorne à sua posição inicial. Faça o círculo o maior possível, mantendo a região lombar no chão;Inverta o círculo;Complete todas as repetições com uma na perna e repita na outra

Foto: Divulgação
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2 - Os cem

-Deite-se de barriga para cima;Levante as duas pernas em direção ao teto e abaixe-as até a metade, de modo que elas estejam em ângulo;Enrole a cabeça para cima, estendendo os braços ao longo do corpo, com as palmas viradas para baixo;Bombeie os braços para cima e para baixo enquanto inspira por 5 segundos e expira por 5 segundos;Repita esse padrão de respiração 10 vezes enquanto mantém a posição

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Foto: Divulgação
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3 - Alongamento de perna única

-Deite-se de barriga para cima;Traga os joelhos em direção ao peito, coloque as mãos nas canelas e levante a cabeça do chão;Estenda uma perna de cada vez, alternando os lados;Mantenha a região lombar no chão e o núcleo envolvido por toda parte

Foto: Divulgação
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Exercite-se para tornar sua quarentena melhor e reforçar sua resistência. Fique em casa, tudo vai passar!

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