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5 exercícios que fortalecem o assoalho pélvico feminino

Prática pode ser feita em casa e ajuda a melhorar quadros de incontinência urinária, dores e desconfortos na região íntima

No ciclo de vida de muitas mulheres, a gravidez e o parto normal podem fazer com que os músculos do assoalho pélvico (aqueles que sustentam a bexiga, o intestino e o útero) enfraqueçam. Porém, além destas duas situações, quadros de obesidade, tosse crônica e o próprio envelhecimento também são fatores que contribuem para isso.

Como resultado, há o surgimento de algumas condições que podem atrapalhar no dia a dia. Entre as principais consequências do enfraquecimento do assoalho pélvico estão incontinência urinária, dores e desconfortos (inclusive durante a relação sexual). Portanto, para ajudar as mulheres que desejam fortalecer esses músculos, separei alguns exercícios fáceis e que podem ser feitos em casa.

Exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico

Kegel

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Os exercícios de Kegel envolvem a prática de contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico, e podem ser feitos praticamente a qualquer hora. Eles são benéficos para aquelas pessoas que deixam escapar um pouco de urina ao espirrar, rir, pular ou tossir, e também podem ser feitos durante a gravidez ou após o parto.

Como fazer:

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Saiba mais: Exercícios de Kegel: aprenda como fazer em casa

Agachamento

O agachamento trabalha os maiores músculos do corpo, como os glúteos, isquiotibiais e quadríceps, e tem uma das maiores recompensas em termos de melhoria da força.

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Como fazer:

via Gfycat

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Ponte

A ponte é um ótimo exercício para os glúteos. Se feito corretamente, ele também pode ativar os músculos do assoalho pélvico no processo.

Como fazer:

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Split tabletop

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O tabletop é um movimento de perna que atua como base em muitos movimentos do pilates. Com esse exercício, você ativará os quadris e os músculos do assoalho pélvico.

Como fazer:

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via Gfycat

Super-Homem

Um exercício de equilíbrio e estabilidade, o "Super-Homem" é um movimento de corpo inteiro que envolve vários músculos ao mesmo tempo, incluindo o assoalho pélvico.

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Como fazer:

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