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Yoga emagrece? Aprenda 5 posições que ajudam a perder peso

Método pode favorecer a queima de calorias, além de ajudar a tonificar os músculos e alongar o corpo

Por Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no Youtube*

O yoga é uma das atividades mais benéficas para a mente e o corpo, mas o que muitas pessoas se perguntam é se ela também consegue levar à perda de peso. Como professora e praticante do método há anos, posso confirmar que a prática regular dessa arte milenar pode, sim, influenciar no emagrecimento, mas não no sentido "tradicional".

Isso porque o yoga ajuda a aumentar a concentração plena e pode mudar a maneira como nos relacionamos com o nosso corpo. Dessa forma, os praticantes tornam-se mais conscientes e, automaticamente, repensam as suas atitudes e hábitos diários. Além disso, o método também atua no combate ao estresse, que muitas vezes pode se manifestar na forma de ansiedade, insônia e incapacidade de concentração, contribuindo para o aumento do peso.

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Por isso, o yoga pode contribuir para o processo de emagrecimento, mas costumo dizer que ele é uma consequência de outros grandes benefícios, como: aumento da flexibilidade, respiração melhorada, metabolismo equilibrado, entre outros. E apesar dessa atividade ser considerada de baixa intensidade, em uma aula de 60 minutos, por exemplo, o aluno estará em movimento o tempo todo, fortalecendo e alongando o corpo, o que ajudará a aumentar o metabolismo e, consequentemente, promover mudanças físicas e mentais.

Então, se o seu objetivo é perder peso, as modalidades Ashtanga, Vinyasa ou Hot Yoga são ótimas escolhas. Essas aulas costumam durar cerca de 90 minutos e trazem benefícios diversos, como a desintoxicação corporal por meio dos movimentos e da respiração, uma maior circulação sanguínea e aumento da força. O aluno vai queimar calorias, tonificar os músculos e alongar o corpo.

Se você se interessou e quer começar a praticar, separei algumas posturas que podem te ajudar a começar e estimular a perda de peso. Confira a lista a seguir:

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Yoga para emagrecer

Postura do cachorro olhando para baixo (adho mukha svanasana)

Esta postura do yoga trabalha a força e a mobilidade e ajuda a fortalecer braços e ombros. Além disso, melhora a digestão e reduz o cansaço.

Como fazer:

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Foto: Divulgação/Pri Leite
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Postura do barco (navàsana)

Esse exercício trabalha equilíbrio, além de ativar os músculos do abdômen, da lombar e das pernas. A postura do barco é uma das posições que mais ajudam a reduzir as medidas da barriga.

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Como fazer:

Foto: Divulgação/Pri Leite
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Prancha (Kumbhakasana)

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Uma boa maneira de treinar a força, o equilíbrio e a concentração, a postura da prancha fortalece os músculos dos braços, das costas e do abdômen, prevenindo dores e lesões na coluna.

Como fazer:

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Foto: Divulgação/Pri Leite
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Postura da deusa (utkata konasana)

A postura da deusa ajuda a aumentar a flexibilidade da pelve, virilha e quadris, além de também melhorar a circulação sanguínea nestas regiões. Ela abre o peito e fortalece os músculos das costas e do abdômen, e ainda promove ombros, braços, quadríceps e coxas internas mais fortes.

Como fazer:

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Foto: Divulgação/Pri Leite
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Postura do camelo (Ustrasana)

A postura do camelo ou Ustrasana é um exercício completo de yoga para emagrecer e tonificar. É recomendada para diminuir as medidas do abdômen, já que trabalha de forma especial esta área do corpo.

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Como fazer:

Foto: Divulgação/Pri Leite
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* Priscilla Leite é professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, criou o canal Pri Leite Yoga, no YouTube, com aulas gratuitas em português. Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e posta semanalmente vídeos inéditos. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br

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