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Treino em casal: 5 exercícios para fazer em dupla

Agachamento e burpee são alguns dos exercícios para fazer em parceria com outra pessoa

Realizar um treino em companhia de outra pessoa é uma boa forma de buscar novos estímulos e motivação. É comum que um sentimento de procrastinação surja com relação ao exercício físico - e o compromisso firmado com outra pessoa é um estimulante a mais para driblar a preguiça.

A prática do exercício com uma companhia também pode trazer para quem compartilha o lar um cenário positivo, já que a prática regular de atividades físicas estimula áreas no cérebro que favorecem a liberação de hormônios como a endorfina - conhecido como o "hormônio do prazer".

"Do ponto de vista da eficiência do treino, da motivação e do prazer, não tenho dúvidas de que treinar em dupla é muito vantajoso", acrescenta o personal trainer Samorai, que apresenta cinco exercícios que podem ser realizados em parceria.

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1 - Agachamento

Como fazer

Apoie as suas costas nas costas da sua dupla e dobrem os joelhos formando um ângulo reto. Então, realizem ao mesmo tempo o movimento de agachamento, usando as costas um do outro como apoio, descendo até quase encostar as nádegas no chão. Retornem e repitam o movimento.

Série

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4 séries de 15 repetições

2 - Burpee

Como fazer

Esse movimento pode ser realizado de forma alternada. Primeiro, comece o movimento com uma flexão de braço (pode-se utilizar os joelhos como apoio) até quase tocar o peito no chão, em seguida fique na posição de agachamento e faça o movimento de agachamento completo. Na subida, dê um salto jogando os braços para cima. Agora é a vez da sua dupla: bata na sua mão para que ela repita o movimento completo.

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Série

4 repetições cada

3 - Abdominal

Como fazer

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Abdominal em dupla é um exercício simples. Deite-se de frente para sua dupla e entrelace os pés. Ambos devem deitar com as costas no chão, mantendo os joelhos flexionados e os pés entrelaçados. Então, se inicia o movimento de abdominal ao mesmo tempo, tocando na mão um do outro. Outra opção é fazer de maneira alternada, com uma pessoa ficando em cima, enquanto o outro desce e sobe realizando a série abdominal.

Série

4 séries de 15 movimentos cada pessoa

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4 - Exercícios de mobilidade 3Dimensional - Opção 1

Como fazer

Esse é um exercício dinâmico, que envolve atenção e uma ação em dupla para funcionar. Uma pessoa coloca a sua mão aberta em algum lugar no espaço e a outra pessoa tenta acompanhar o movimento, tocando com a mão a palma da dupla o mais rápido que puder. Para dificultar o exercício, a pessoa que está movendo a mão aberta pode usar a outra mão. Para criar mais dificuldade, há a possibilidade de a pessoa que está tentando acompanhar os movimentos fique de costas tentando alcançar a palma da dupla.

Série

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3 séries de 1 minuto cada pessoa

5 - Exercícios de mobilidade 3Dimensional - Opção 2

Como fazer

Esse é um exercício parecido com um cabo de guerra, mas sem a corda. Sente-se de frente para a sua dupla com as pernas abertas e entrelace as mãos com a sua dupla de modo que fiquem firmes. Então, faça movimentos de puxar a sua dupla enquanto ela tenta oferecer uma leve resistência. Importante que, ao puxar, esse movimento não seja feito sempre para o mesmo lugar, mas sim para direções alternadas.

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Série

3 séries de 1 minuto cada pessoa

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