PUBLICIDADE

Yoga para dor: benefícios e posturas para aliviar dores comuns

Entenda os benefícios do yoga no dia a dia para aliviar dores no corpo

Sabemos que o yoga é particularmente útil para quem busca conectar a mente e o corpo, melhorar a concentração e o controle da respiração, além de ganhar flexibilidade e relaxamento após situações estressantes e desgastantes.

Contudo, por ser uma prática física, o yoga também pode ser muito útil no combate e alívio de dores no corpo. De acordo com Tallyta Mendes, instrutora da modalidade na Bodytech Brasília, as posturas de yoga estão direcionadas ao treino de mobilidade, flexibilidade, equilíbrio e força. Algumas posturas promovem uma massagem entre as vértebras e alinhamento da postura, por exemplo.

O yoga é uma forma cada vez mais popular de exercício e autocuidado, podendo ser acessado por meio de estúdios, academias, centros comunitários e em casa, por meio de aulas on-line. Entenda os benefícios da prática e como utilizá-la no dia a dia para aliviar as dores no corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios do yoga para dor no corpo

O yoga é uma prática benéfica para o corpo. No yoga são trabalhados tendões, articulações e partes do corpo normalmente negligenciadas, como as mãos, os pés, o pescoço e os punhos, desenvolvendo um corpo forte, flexível, móvel e equilibrado de maneira sustentável e eficiente.

"Normalmente, em toda prática são realizados exercícios para aliviar as áreas mais tensas na maioria das pessoas: pescoço, ombros, costas e quadris (incluindo ciático)", explica Tallyta Mendes, que esclarece que, durante a aula, são levadas em consideração as limitações dos alunos e o que desejam desenvolver.

Exercícios de yoga para dor no corpo

Quando se fala em dores no corpo, é muito importante entender que os impactos das dores mal tratadas ou curadas podem causar inúmeros prejuízos para a saúde, além de poderem evoluir, em longo prazo, para limitações físicas, tais como problemas nas costas e joelhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Focados no alívio de dores no corpo, veja os exercícios e posições de yoga que podem ser feitos em momentos de desconforto:

1. Gato-vaca: nesse exercício bastante conhecido do yoga, ideal para dores nas costas, você deve apoiar os joelhos numa superfície confortável e imitar a posição de um gatinho; em seguida, arqueie a coluna, abaixe a cabeça e traga a coluna de volta à posição inicial, procurando erguer a cabeça junto. Repita o movimento quatro vezes.

2. Torção deitada unilateral: essa é uma postura mais simples e que pode ser feita em casa. Para isso, você deve deitar de barriga pra cima e trazer o joelho direito em direção ao peito, movendo para a esquerda. Nessa posição, o braço esquerdo irá te ajudar a puxar a perna para a esquerda e o braço direito deve ficar na altura do ombro - assim, o corpo fica numa diagonal. Respire três vezes e repita a postura para o outro lado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Postura da cobra (variação de bhujangasana): em uma superfície confortável, deite de bruços e deixe as pernas bem esticadas; leve os braços para trás e entrelace as mãos, deixando os braços bem esticados atrás das costas. Deixe o queixo apoiado na superfície e tente deixar a respiração fluida. Tente sustentar a postura durante 10 a 30 segundos e relaxe.

4. Posição da pinça: sente-se em uma superfície confortável e, com as pernas semiflexionadas e os calcanhares apoiados no chão, abrace a região das coxas e tente esticar as pernas até onde for possível. Tente sustentar essa postura por aproximadamente 30 segundos e relaxe.