PUBLICIDADE

Pilates pode substituir a musculação para definir o corpo?

Entenda como cada modalidade trabalha a musculatura e quais são as diferenças entre os dois métodos

Vejo muitos pacientes chegando aqui na clínica e perguntando se o pilates pode substituir a musculação. Minha resposta sempre é a mesma: sim, mas existem diferenças entre os dois. No pilates, há definição corporal e ganho de massa magra igual na musculação, porém conseguimos trabalhar os músculos separadamente, de forma isolada.

No pilates, existe a divisão da musculatura superficial (localizada logo abaixo do tecido epitelial) da profunda (localizada no interior do corpo, por exemplo, nos órgãos), enquanto que, na musculação, trabalhamos os grandes grupos musculares juntos.

Por outro lado, o que não ocorre no pilates é a hipertrofia comum e, sim, a organizada. A hipertrofia organizada faz com que o praticante trabalhe a flexibilidade do músculo ao mesmo tempo que fortalece ele, aumentando a massa muscular.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A modalidade é super indicada para pessoas que buscam um aumento da mobilidade, prevenção e alívio de dores musculares e recuperação de alguma lesão, além de ser uma atividade que melhora a capacidade respiratória. Os exercícios também são mais "personalizados" pela condição física do praticante.

Assim, pessoas que buscam um aumento de massa, que leve a uma alteração no corpo, devem investir na prática da musculação. Mas, como já mencionei acima, praticar o pilates junto faz toda a diferença, trazendo vários benefícios. Por isso, abaixo indico alguns exercícios para você definir os músculos em casa. Confira:

Obliques ou Oblíquos

Deite-se sobre o rolo, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e a direita apoiada no chão com o cotovelo estendido. Flexione a perna esquerda com o pé apoiado no acessório (rolo) e deixe a perna e o quadril estendidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Expire, eleve a cabeça e a parte alta do tronco ao mesmo tempo, torcendo o tronco em direção à perna esquerda flexionada. Inspire e retorne à posição inicial.

Shoulder Bridge (Ponte)

Deite-se com as costas apoiadas no chão, com os quadris e as pernas flexionadas, os calcanhares apoiados sobre a Gym Ball (bola). Fique com os braços estendidos ao lado do tronco. Expirando, eleve a pelve, segurando a coluna, e sustente na posição por 10 segundos. Retorne à posição inicial, mobilizando lentamente a coluna.

Roll Up (Rolamento para cima)

Deite-se com as costas apoiadas no chão, com as pernas unidas e estendidas, os braços estendidos na direção do teto e na linha dos ombros, e as mãos segurando as Tonning Balls (acessório para fazer o exercício). Expirando, flexione o tronco lentamente até se sentar, levando os braços ao lado do corpo e subindo as pernas estendidas para o teto. Inspire e retorne à posição inicial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Side

Deite-se de lado com as pernas estendidas na linha do tronco e o anel de pilates entre os tornozelos. Deixe o cotovelo direito flexionado, a cabeça apoiada na mão e o braço esquerdo com a mão apoiada no tapete à frente do tronco. Expire pressionando o anel e inspire retornando à posição inicial. Repita o movimento para o outro lado.

Prancha

Em quatro apoios, fique com as mãos na direção dos ombros, as pernas estendidas e abertas na largura do quadril e os dedos dos pés no acessório (mini band). Posicione o acessório um pouco acima dos tornozelos. Expire e eleve a perna direita. Inspire e retorne à posição inicial. Repita o movimento com a perna esquerda.